HISTÓRIA DE AMOR EM TEMPOS DE EPIDEMIA

-------------------------------------------------------------------

O MOMENTO HISTÓRICO:

GRIPPE HESPANHOLA - ALGUMAS MANCHETES

- O Rio Assolado Pela Epidemia - As Pharmacias Começam A Fechar - Faltam Os Medicamentos - As Explorações - A Cidade Com O Seu Aspecto Inteiramente Alterado - As Casas De Commercio E De Diversões Inteiramente Ás Moscas (A RUA )

- O Rio Convalesce Ameaçado Pela Devastação Da Fome - O Aspecto Desolador Do Nosso Mercado - Symptomas Alarmantes Da Fome - E O Commissariado Dorme... (A RAZÃO)

- A Epidemia Entrou Na Sua Fase De Declinio - 11.373 Pessoas Morrem Em Toda A Capital Federal, De 12 A 31 De Outubro (A RAZÃO)

- Nunca O Dia Dos Mortos Foi Tão Propriamente Um Dia De Mortos Como O De Hoje! (A NOITE)

- A Epidemia Vae Passando Ao Rol Dos Factos Consumados

(A NOITE, novembro de 1918)

-------------------------------------------------------------------

HISTÓRIA DE AMOR EM TEMPOS DE EPIDEMIA

Rio de Janeiro, outubro de 1918. A catástrofe influenza, a chamada gripe espanhola, traz o pavor e faz com que as pessoas evitem sair à rua. Os bondes circulam com raros passageiros. O comércio, armazéns e até farmácias vão fechando suas portas. É o caos.

No bairro do Jardim Botânico, Rosália fechou a janela, tendo antes dado uma espiada para a rua vazia. A calamidade havia atingido sua vida em cheio. Às vésperas de seu noivado com Emílio, perderam contato e na pensão aonde ele morava ninguém sabia de seu paradeiro. Contava já que estivesse entre os incontáveis mortos enterrados sem muita demora. Entretanto, do outro lado da rua, alguém olhava, escondido sob uma marquise. Então ela ouve batidas leves na porta. Assustada,espia pela veneziana e vê aquele que apóia-se à parede parecendo desmaiar.

- Emílio ! ! ! - um grito invade o silêncio da noite...

Carrega-o para dentro e corre a iniciar o tratamento: primeiro, uma beberagem de água destilada com sulfato de sódio e depois, cápsulas de quinino. Uma colher de xarope a cada três horas. Ela o coloca em sua cama e a febre cede um pouco. Após passar sobre seu rosto, peito e braços um pano úmido, enxuga-o e lhe veste uma camisa que foi de seu pai. Então, vai até a cozinha e prepara-lhe uma sopa de galinha e legumes. A luta pela vida começa com a melhor das armas: o amor...

Três longas semanas após, a cidade renasce. No centro, casais felizes circulam novamente, como fênix ressurgidas das cinzas. O amor já pode circular livremente, após uma longa ausência. E Rosália olha para Emilio com ternura, enquanto ele toma seu café da manhã. O sol aparece através das cortinas e ilumina todo o quarto...

tania orsi vargas
Enviado por tania orsi vargas em 08/07/2009
Código do texto: T1688717
Classificação de conteúdo: seguro