Deus: O Eterno Esconde-esconde
" Deus provavelmente não existe. Então pare de se preocupar e aproveite a vida"
Richard Dawkins
" O fundamental não é saber se Deus existe, mas se Ele é verdadeiro para mim"
Sören Kierkegaard
A travessei a rua, mensagens na cabeça, dúvidas; estava angustiado, talvez fosse hora de procurar ajuda, pois eu atravessava a noite mais negra da minha vida em
pleno dia. Eu sabia que uma dose de depressão misturada com duas rodelas de oportunidades frustradas faziam a festa na minha mente, apesar do coração pedir
cautela, pois segundo nove entre dez mestres espirituais, é nessa hora que a janela fica aberta e entra qualquer coisa em nossa jangada.
Mudei de sintonia, pensei na capa da Playboy, no filme pirata que havia comprado há doze meses e ainda não tinha assistido; no último capitúlo de Lost e me vi caindo novamente dentro do poço da noite escura e gritei:
- Valei-me, NossoSinhô!
Nessas horas Deus parece estar tão presente, que fica evidente que Ele sempre está a nossa volta para dar uma mão, pois não caí no poço, alguém me ajudou; usando um sorriso e dizendo: "menino, levanta, limpa o nariz e dá a volta por cima dessa gripe. "
Era a minha companheira, que acordava no meio da noite, para cuidar da Gripe Cavalar que havia me derrubado e me prendido na cama. Não, nem pense nisso, não sou palmeirense!
O leitor, cheio de dúvida, sem compreender o que escrevi, perguntará:
- Peraí, Frank! Você estava falando de Deus, depois pulou para a sua esposa, como assim???
Ah, caro leitor, Deus usa as mãos mais próximas para dar uma forcinha, né?
Enquanto vivermos nesse plano, não espere que Deus vá aparecer usando algum efeito especial à la Cecil B. DeMille e que mãos gigantes aparecerão do céu para te nanar, nem muito menos espere que as nuvens se abram e você ouça a voz do Cid Moreira falando:
" Tenha fé, meu filho!"
Nananinanão!!!
Estamos no plano fisíco e se nós precisamos seguir as regras da matéria, o Criador não vai dar um jeitinho e driblar as leis de Newton, só para acabar com a sua dúvida (Embora Ele também esteja no Senado, definitivamente Ele não precisa seguir nenhuma cartilha política). Portanto, desconfie das coincidências, das sincronicidades, das falas no elevador que se ajustam
perfeitamente ao que você estava pensando; talvez seja o Criador falando contigo.
- Entendi, Frank - diz você - mas você estava dizendo que andava pela rua e depois o texto deu um salto para a sua casa. Como assim?
Explico, ou melhor, complico. Em meus últimos mergulhos na Piscina do Divino, percebi que embora não faça o menor sentido a idéia de haver um Criador, ao mesmo tempo, faz todo o sentido. Não entendeu? Claro que não dá para entender, mal conseguimos conceber os mistérios da Terra, imagina, desvendar os segredos do Céu. É claro que essa impossibilidade não invalida a discussão sadia, o nosso filosofar de todos os dias.
O homem peleja com Deus, há muito tempo, mas já está claro quem vai ganhar essa brincadeira de esconde-esconde: o homem! Quando ele descobrir que para encontrar o Deus Menino que se esconde e esconde, ele vai precisar parar de procurar.
Não faz sentido?
Então, por que você não desiste de procurar?
Ah! É mais forte que você, né?
Meu amigo, se há dentro de você, um Sherlock Holmes que sempre vai seguir os passos do Divino, ralaxa e vem brincar de esconde-esconde também, e se até agora você não encontrou ainda a sua pista dos passos do Divino Criador, continue procurando e nesse meio tempo, "viva tranquilo e atravesse o mundo em felicidade", como dizia Kierkegaard e ensina Dawkins.