Homem X Artista

Apesar de ser amante das mais variadas artes, tenho dúvidas à respeito da relação do artista com o ser humano que está por trás. O que questiono é: Podemos e/ou devemos separar o que um determinado artista faz ou deixa de fazer em sua vida pessoal e ainda assim admirá-lo? Não estou falando de coisas que só interessem a ele, como opção sexual, estilo de vida, se gasta toda a sua fortuna, se bebe etc. Estou falando de atitudes que interferem na vida de outras pessoas.

No caso do Michael Jackson, por exemplo, eu o admirava, mesmo quando ele começou a terrível transformação de negro para branco e continuaria admirando-o ainda que jogasse a sua fortuna toda pela janela, como o fez, eu não tenho nada com isso. Mas quando a excentricidade de um artista prejudica diretamente e indiretamente a vida de outras pessoas, aí eu não sei se posso continuar a enaltecer essa pessoa. De maneira direta, ele foi acusado por ter abusado de crianças no seu rancho. Acho difícil acreditar que as crianças iam para a cama dele só para dormir. Tudo bem, nada foi provado, as famílias receberam fortunas para retirarem as acusações. Para quem é fã é mais fácil concluir que os pais só queriam dinheiro. Eu fico na dúvida.

Indiretamente, interferiu na auto-estima das pessoas negras. Vi, ao longo da minha vida, pessoas que tinham o maior orgulho de Michael, pois esfregava na cara de preconceituosos que um negro tinha tanto ou mais talento que os brancos. É como hoje, Obama não é só o presidente dos EUA, é também o símbolo de que o negro pode tanto quanto o branco e que o preconceito está mais do que na hora de ser acabado. Porém, o que Michael Jackson fez? Tornou-se branco e teve filhos por inseminação artificial que são “brancos”. E bem branquinhos! Ou seja, para quem se espelhava nele e tinha-o como símbolo de raça e talento, simplesmente ficou desamparado. Pois ele renegou sua cor. E não me venham com a história de que ele tinha Vitiligo. Até pode ser, mas não justificaria ele não ter tido um filho, sequer, negro. Até a Madonna e a Angelina Jollie adotaram crianças negras com o intuito de ajudarem na esperança e auto-estima de um povo que precisa de socorro. Elas sabem que não vão salvar o mundo, mas ao menos, se essas crianças tiverem educação e puderem servir de admiração a suas nações, já terão feito um grande bem.

Não é fácil julgarmos, não temos todos os fatos. E afinal, quem somos nós para o julgarmos? Contudo, acho importante a reflexão sobre alguns atos de artistas que não podem ficar imunes só por serem artistas.

Meu blog: www.literaturaedialogos.blogspot.com