Domingo no parque

Tenho lidado com a inclusão mais frequentemente desde que estou na direção de uma escola pública.

Anteriormente a isso, como professora de ensino médio, eu não vivia tantas situações de inclusão como as que tenho vivido agora, em uma escola de Ciclo I.

É um desafio, as necessidades especiais são ainda mistério e difíceis para o professor não capacitado para a inclusão, e mais ainda, não disposto a modificar conceitos e crenças.

Ontem vivi um momento diferente, onde várias pessoas, jovens, adultos e crianças, deficientes físicos, mentais ou ambos, participaram de um evento em Santo André. Culminou com a distribuição de pipas e todos se divertindo com as multicores no céu do Parque Central.

Antes disso, houve um bate-papo = show com o Tio Fio ( Fabio Costa ) sobre eletricidade, perigos com acidentes na rede elétrica e meio ambiente. A participação da moçada foi emocionante, cheia de energia, motivada pelo amor que o Tio Fio tem por essa galera.

Porém, o que me tocou mais foi ver os pais chegando com seus especiais, de todas as idades e todo tipo de comprometimento. Carinho, cuidado, atenção e paciência: quatro das mais importantes palavras quando se fala de relacionamento humano.

Tenho muito a aprender com a vida!

Sônia Casalotti
Enviado por Sônia Casalotti em 06/07/2009
Reeditado em 06/07/2009
Código do texto: T1685674
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.