NÃO SOU FLOR E MUITO MENOS SUA
_ O que você deseja minha linda?
Esta frase dita pelo namorado, pelo marido, pelo pai, pela mãe, é música para ouvidos. Mas, convenhamos, quando alguém que você nunca viu na vida – ou se já viu não possui qualquer tipo de intimidade - resolve falar com você assim, é o fim!
Alguns modismos de linguagem nascem (não se sabe de onde) e se espalham instantaneamente como um vírus. E neste caso específico a bactéria da afetuosidade exagerada e incabível tem sido transmitida de boca para boca.
“Minha flor”. “Minha linda”. “Meu amor”. Contatos profissionais estão sendo marcados por estes exageros de tratamento e um número cada vez maior de pessoas têm se apropriado da intimidade indevida para agradar os clientes durante uma transação comercial.
Mas, atenção! O tiro tem saído pela culatra!
Ninguém, por mais condescendente que seja às manias alheias, suporta que lhe coloquem apelidos fofinhos, a não ser que sejam pessoas extremamente íntimas.
Da mesma forma, não existe som mais agradável aos ouvidos do que ser tratado pelo próprio nome. Saber que, sou conhecido e reconhecido sendo quem sou.
Então, nada de ficar chamando Ana de Flor; Joana de Linda; Mariana de Amor.
Um dia destes uma atendente teve a infeliz idéia de “regar” a cliente:
_ Posso lhe ajudar minha flor?
Ouviu a resposta ríspida, porém merecida.
_ Não sou flor e muito menos sua. Estou apenas olhando, obrigada!
Alguma dúvida de que a garota vai pensar dez vezes antes de batizar alguém de alguma palavrinha simpática?
Sabe aquela lição em que o feitiço vira contra o feiticeiro? É isto que acontece. O tratamento soa falso, forçoso, interesseiro. Coisa que a unanimidade detesta.
Então fica combinado: Não saia por aí dizendo a todos que são amados, lindos ou cheirosos como flor. Não banalize os sentimentos. O amor verdadeiro é algo tão raro e tão caro. Demonstre somente a quem realmente sente. E, neste caso, faça-o sempre.
Aos clientes, aos conhecidos, aos outros; respeite-os e chame apenas pelo nome.
E não se espante se Fulano, Beltrano ou Sicrano se encantar por você.