E UM DIA...DE "KOMBI" PELO TEMPO...

...nós nos reencontramos.

Ele está dez anos na minha frente e há vinte somos colegas...e amigos.

A amizade é uma sentimento deveras interessante.

Ela brota como uma mágica, nunca sabemos bem aonde, e tampouco o porquê, mas é fato que nem mesmo o tempo,tampouco a distância conseguem quebrar a intimidade de alma dos verdadeiros amigos.

E para os que duvidam, é bom que se diga, amizade genuína é assexuada, porque alma não tem gênero...tem apenas sentimento.

E nesses vinte anos, me houve tempo suficiente para conhecer sua espôsa e seus onze filhos.

Sempre que nos víamos eu lhe perguntava: "e aí, alguma novidade"?

Ele me sorria porque sabia ao que me referia.

As nossas novidades não eram muitas, posto que nossas vidas eram parecidas, trabalho, correria, compromisso, muita responsabilidade, pouco tempo para si mesmo.

Porém, além da religião, diferíamos num único detalhe: eu optara (ou quem sabe deixei que a vida optasse por mim) por ter apenas um filho, e me impressionava com a rapidez com a qual a sua família crescia.

Então, a novidade dele sempre se referia a uma gestação nova que vinha pela frente.

A princípio eram os filhos, mas embora não nos déssemos conta de que o tempo passava,certa vez, já lá pelo seu sétimo filho a novidade mudou: Aguardava ansioso pelo primeiro neto da sua primogênita.

Eu olhava para ele e não o via nem com cara e nem com jeito de avô.

E alguns anos se seguiram em que as novidades se intercalavam entre filhos e netos chegando e certa vez ambos chegaram ao mesmo tempo.

Conheci sua esposa, uma mulher bonita e miúda, porém saudável o suficiente para dar conta de todo aquele recado. E como!

Lembro-me de que certa vez a presenteou com uma Kombi.

Seus olhos faiscavam de alegria com a novidade.

Era um carro que lhe era acessível ao bolso e à sua necessidade premente...daquele batalhão infantil.

Assim, sua esposa conseguia também cumprir com a função de motorista, indo cá e acolá para transportar aquela criançada toda para a escola e cumprir a agenda das atividades extracurriculares.

Hoje nos vimos novamente...pelo trabalho.

-E aí, alguma novidade? fiz aquela minha pergunta de sempre.Parece que às vezes tenho certa necessidade de me certificar de que nada mudou.

Respondeu-me com um forte abraço:

-Muita coisa mudou, minha amiga...mas para melhor.

Contou-me da conclusão da casa de campo e dos seus detalhes , o sonho de vida que o vi construir passo a passo, com muito esforço do seu trabalho.

E durante nossa conversa perguntei sobre a Kombi. Se ainda tinha aquele indispensável automóvel tão utilitário para ele e para a família.

Disse-me que há pouco tempo comprou uma outra, agora mais econômica com o tal do motor flex.

Deduzi e argumentei-lhe que talvez não precisasse mais dum automóvel tão grande, posto que apenas quatro filhos dos seus onze ainda estão em casa, solteiros.

Então contrargumentou animadamente:

-Mas é justamente agora que mais precisamos... já está chegando meu vigésimo segundo neto!

Sorri pensando com meus botões:"acho que você precisa mesmo é dum ônibus..."

Contei a história para a minha filha.

O que ouvi?

-Ah mãe, que delícia, quero ter uma família assim...

Ao meu querido amigo Alberto, com muita admiração.