REJEIÇÃO E PRECONCEITO

REJEIÇÃO E PRECONCEITO

ANTONI BIGCUORE CASAGRANDE*

A liturgia de hoje, nos remete a uma análise acurada sobre o preconceito e rejeição, sofridos por Jesus, em sua própria terra natal. Reflitamos, pois.

Assim reza o texto em Marcos, capitulo 6, 1-6: “Jesus foi para Nazaré, sua terra, e seus discípulos o acompanharam. Quando chegou o sábado, Jesus começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam: “De onde vem tudo isso? Onde foi que arranjou tanta sabedoria? E esses milagres que são realizados pelas mãos dele? Esse homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago de Joset, de Judas e de Simão? E suas irmãs não moram aqui conosco?”. E ficaram escandalizados por causa de Jesus.”

“Jesus não pode fazer milagres em Nazaré. Apenas curou alguns doentes, pondo as mãos sobre eles. E Jesus ficou admirado pela falta de fé deles”.

Carpinteiro era uma profissão simples, de gente simples naquela época. Vejam vocês prezados leitores, o ranço e preconceito das pessoas de sua própria terra.

Os fariseus, sobretudo, tinham grande preconceito contra o Mestre de todos os Mestres.

Trazendo à luz, dos tempos modernos, chegaríamos à conclusão de que não mudou muita coisa.

O coração humano quando não sintonizado (portanto não liberto) com o coração de Deus, é capaz das mais hediondas travessuras, sobretudo, o preconceito e rejeição.

No coração de Deus Pai, Jesus foi concebido para vir ao mundo (revelando-se ao mundo)de uma forma bem humilde, tanto que nasceu numa manjedoura em Belém.

Deus deve ter a sua preferência pelos humildes, pelos mais fracos, pois eles são a grande maioria em todo mundo!.

Na verdade, Deus deu talento para todo mundo. Todo ser humano é dotado de uma capacidade única, que ninguém lhe tira e que ninguém faz igual a ele. É uma espécie de impressão digital da alma!.

O que acontece, na maioria das vezes, é que a pessoa dotada de tal talento, o deixa hibernando dentro de si, e não coloca desenvolve este dom que Deus lhe deu.

Tenho notado ultimamente, assistindo a jogos internacionais de futebol, sobretudo na Europa, o preconceito de cor anda correndo solto e com muita ousadia. Tivemos o caso recente, senão me engano do Cruzeiro de BH. x Grêmio, em que mostra uma discussão de um jogador do Cruzeiro, com um argentino do Grêmio, sobre justamente o preconceito de cor. Na Argentina é comum na imprensa e mesmo no linguajar de muita gente, chamar os brasileiros de “macaquitos”.

É profundamente lamentável que, em pleno século 21, assistíamos a um festival de preconceitos, sobretudo o de cor. Note-se que, não adiantou absolutamente nada, o progresso tecnológico, sendo que o ser humano não evoluiu quase nada em termos de relações humanas!!!

Lamentável!!!. Mister se faz que a FIFA, deva punir com rigor, casos de preconceitos no futebol!. É o mínimo que deve fazer!

====================================================

SAY NO TO THE RACISM! GOD SAVES YOU!

====================================================

NOTA DO AUTOR:

EUROPA

TIMES FIRMAM ACORDO CONTRA O RACISMO

“A associação de clubes de futebol da Europa assina na quarta uma declaração de compromisso que obrigará as equipes a incluírem cláusulas antirracismo nos contratos. A medida é fruto de programa do Barcelona com a UNESCO”

Felizmente, esta notícia, na Folha de São Paulo, edição eletrônica, de hoje, 06.07.2009, nos dá boas esperanças de uma conscientização mais ampla.

====================================================

(*)Autor é escritor,cantor e compositor em São Paulo. SP. Acesse sua página na net – http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore(04.07.2009,sábado, às 19,36 hrs.)

====================================================