Por que esperar pelo Governo?
Um dos trabalhos da Pastoral da Criança, da qual, junto com minha esposa, faço parte, é o acompanhamento de gestantes carentes, do pré-natal até o parto. Durante a nossa visita mensal aos assistidos pela Pastoral, conhecemos uma gestante que estava prestes a dar a luz e a cadastramos. Durante a entrevista, percebemos que sua situação era lastimável. O marido tinha acabado de a abandonar alegando que não era pai da criança. Como estava desempregada, vivia de doações e da ajuda da mãe, que já era bem de idade. Havia conseguido alguns lençois e 40 fraldas descartáveis, doação de um empresário da cidade. Faltava muita coisa ainda para que aquela criança pudesse nascer com dignidade mas, a única coisa que ela pedia, era um colchão para por no seu bercinho.
Eu e minha esposa nos sentimos tocados e prometemos a ela um colchão. Tive a ideia de fazermos uma arrecadação, a famosa "vaquinha", eu no meu trabalho e minha esposa, na rua. Pedimos R$ 5,00 de cada, pois o colchão era R$ 50,00 e achávamos que conseguiríamos umas 10 pessoas. Mas, para nossa surpresa, mais pessoas colaboraram, alguns com mais que R$ 5,00 e no final conseguimos R$ 80,00 em 1 dia! A dona da loja ao saber pra quem seria o colchão resoveu colaborar e o vendeu por R$ 40,00. Com os R$ 40,00 que sobraram, compramos travesseiro, chuquinha, toalhas, cortinado e bolsinha. A mãe ficou super feliz e nós, muito mais!
Estou dando esse exemplo apenas para ilustrar que, às vezes, pequenos gestos, são suficientes para realizarmos algo concreto. Uma contribuiçãozinha dessas, que não faz falta pra ninguém, mudou a realidade de um semelhante (aliás, dois...rss) menos favorecido.
Às vezes, ficamos só cobrando dos governantes, acusando-os de sua corrupção e inércia e, também nós não fazemos nada. É lógico, que a obrigação é do governo pois pagamos impostos e etc. Mas não podemos ficar parados reclamando enquanto ele não faz nada. Pequenas mobilizações, como este exemplo que eu dei, se fossem mais frequentes, poderiam mudar a realidade de milhares de pessoas.
Isso não significa que devemos aceitar o descaso do governo. Devemos sim, lutar pelos direitos sociais, que estão simplesmente esquecidos pelos nossos governantes. Mas nada impede que também nós nos mobilizemos e façamos algo.