Quem é o seu próximo

Todos os finais de tarde ele ia tomar café naquela padaria e sempre encontrava aquele homem parado na calçada, pedindo esmola. Na penúltima vez, ele encontrou-se com uma policial que lhe ofereceu um cartão de estacionamento. Ela conversava com o pedinte e ele cumprimentou o moço, que lhe respondeu com educação.

Na tarde seguinte, ele parou e cumprimentou o homem que lhe pediu uma moeda para poder comprar algo para comer. Prontamente ele se ofereceu para lhe comprar um alimento na padaria, o que foi recebido de bom grado, até com certa alegria. Ele foi e comprou um chocolate e um sanduíche para o agora, amigo.

No caminho ele vinha pensando, que aquela situação que o pedinte estava vivendo poderia ser vivida por ele, afinal a vida é cheia de mistério e nós nada sabemos acerca do futuro. Deu o alimento para ele com alegria no coração, até mesmo se emocionou, pensando nos mistérios da vida, com todos os seus caminhos e atalhos.

O homem recebeu feliz o que lhe foi oferecido e ele foi embora, com um sentimento misto de tristeza e alegria. Alegria por que tinha sido bom e feito algo pelo seu próximo, se bem que tão pouco, na verdade e triste por se dar conta de que aquela pessoa em nada diferia dele, e então ele se tocou de que o homem era o seu próximo.