Improbidade Administrativa ou Roubalheira?

Adotando o mais visível eufemismo, dizemos que os nossos agentes públicos cometeram improbidade administrativa para não dizer que roubaram o dinheiro público. Através da mídia somos bombardeados quase que diariamente com informações de desvios de recursos exatamente por aqueles que deveriam zelar pela sua correta aplicação, por terem recebido do povo a sua outorga, através do voto.

Para não me estender a todos os poderes, fico apenas com o legislativo, recentemente alvo dos mais escabrosos escândalos financeiros, devidamente comprovados pelas autoridades competentes. Câmaras Municipais, Assembléias Legislativas, Câmara Federal e até o Senado da República, instituições enlameadas por alguns dos seus integrantes, causando indignação nacional. Hoje, no meu Estado, onde há vários deputados afastados sob acusação de desvios milionários de recursos financeiros, mais uma operação da polícia resultou na prisão de dois terços dos vereadores da uma cidade do interior, incluindo aí a presidente da Câmara Municipal.

Um respeitado cronista local, na sua crônica de hoje, disse, em alto e bom som, que não só naquela câmara existem os tais escândalos, mas em muitas outras e também nas prefeituras. Imaginemos, de forma abrangente, o montante do dinheiro público que é desviado, a partir da base até a cúpula do poder e o prejuízo causado à educação, à saúde e à segurança da nossa sociedade.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 03/07/2009
Código do texto: T1681069
Classificação de conteúdo: seguro