Verso e Reverso
Admiração, inveja e orgulho andam lado a lado, e normalmente se embaçam quando a visão é de baixo pra cima. Deve ser por isso que a serpente; como narra às escrituras, se enche de inveja e ataca com idéias de malícias a até então, inocente Eva.
O Brasil e o mundo olham de baixo pra cima a Nação Estadunidense. Talvez eles estejam descendo os degraus de cima para baixo, nesse momento econômico. Talvez inicio de uma longa descida.
Nossa cultura culta. Ou curta? Nos ensina a nem ter bandeira, só amar o país em jogo da seleção. Aprendemos a queimar a liberdade dos outros,e não gastar essas forças lutando pela nossa.Odiar aqueles que acreditamos ter nos rendido, roubado. Partido em dois, o patriota que não somos. É o sentimento de colônia disparate. Porque nada de mal a Portugal. Mas todo ódio ao Tio Sam. Mesmo sem saber por quê.
Tudo que vem de cima, norte das Américas é visto com suspeitas. Nos colocamos sem pensar imparcialmente, porque é mais cansativos você procurar suas próprias verdades. Assumimos a posição de aliados a Bin Laden, mesmo sem Alá pra nos salvar. Acho que devemos criar um deus pra justificar nosso ódio aos americanos e tudo que vem de lá; assim também poderíamos criar um céu pra ir. Depois de viver desejando a destruição dos outros, por pura inveja ou incapacidade de ver o mundo fora da cultura enlatada que recebemos na televisão, sempre tendenciosa a nós conceder o conforto do pensamento pronto.
Nessas vestes de magóa de ditadura, que não cura.
Amar nosso país não é odiar outro, sem medidas.Ódio que impede ver o verso e reverso da questão. Pensar diferente é um exercício inteligente. Pensamento inteligente leva a conhecer agente. Conhecendo melhor agente,vemos as coisas com a lente da mudança. É melhora de dentro pra fora. Essa mudança que o mundo precisa agora. Mudar os rumos da globalização opressiva, depressiva. Dar novo ar a um planeta que só pode respirar, mudando o ar, um a um.