Semifinal
Isso tudo aconteceu em um bar, na periferia de São Paulo.
Estava eu: José Paulo conversando com amigos à mesa, em frente a uma televisão, onde seria transmitido ao vivo um jogo de futebol, era a semifinal do campeonato paulista, o jogo em questão era: Santos vs. Palmeiras na Vila Belmiro (em Santos). Minutos antes do jogo o bar começou a encher de torcedores santistas, palmeirenses e outros torcedores de outros clubes, comecei a temer pela segurança; com tanta gente. Começou o jogo e os torcedores estavam bem atentos, olhei para a porta do bar lotado e logo lembrei daquele famoso quadro de Anita Malfatti (operários), vários torcedores olhando para a TV quase sem piscar,próximo a nossa mesa havia um torcedor palmeirense, imaginem ele estava com a camisa do Vasco da Gama, famoso time carioca,este torcedor eufórico dizia que o Santos não era páreo para o time dele. Paralelo a este jogo,no mesmo horário pelo campeonato carioca jogavam Botafogo vs. Vasco; Então no decorrer das partidas iam saindo os gols do Botafogo; A cada gol os santistas ironizavam o palmeirense com a camisa do Vasco, foram quatro gols botafoguenses;Como se não bastasse o Santos também ia fazendo seus gols contra o Palmeiras.
Apesar de toda gozação entre santistas e palmeirenses não houve nenhuma briga; Graças a Deus!
O fato inusitado foi a coincidência da perda dupla, tanto Vasco com o Palmeiras perderam as suas respectivas partidas. E o torcedor além de chateado, de gozador saiu gozado.
O que me deixa perplexo! É o fato de que?Como o futebol mobiliza as pessoas!Foram duas horas ali, entretidas sem sair, gritando a cada gol. Realmente, o jogo foi um dos melhores do campeonato!
Penso, será que se fosse para lutar por seus direitos, seja no trabalho ou na parte social, as pessoas se mobilizariam tanto!