Complexo da Bruxa da Branca de Neve

Outro dia, observando uma senhora, provavelmente já na terceira idade, se comportando como uma mulher de vinte anos, fiquei pensando que deve ser difícil ver envelhecer o corpo, quando a mente não acompanhou. É como se uma pessoa de setenta anos não tivesse se dado conta de que o tempo passou e acaba não usando roupas em que normalmente as mulheres dessa idade costumam vestir. Além disso, nessa idade, elas também parecem ser menos faceiras. Não que eu pense que uma senhora não tem o direito de se sentir feliz, alegre e gostar de vestir-se jovialmente, mas a sociedade normalmente cobra isso. Deve ser por isso que o autor de a Branca de Neve, sensivelmente, criou a rica personagem da Bruxa. Uma mulher que sempre fora bela, porém implacavelmente, o tempo levou consigo sua juventude, seu viço, seu vigor, sua energia e alegria. De certa forma isso justifica as atitudes da bruxa da história “infantil”. E eu arriscaria até mesmo a absolvê-la de seus atos, pois não parece uma crueldade da vida? Uma pessoa nasce, cresce, passa boa parte da sua existência trabalhando, produzindo, para depois começar a viver um processo cruel de degradação. Ao final da sua vida você estará sem forças, sem utilidade, sem dignidade, muitas vezes atrapalhando a vida dos outros. Isso é tão injusto!

Meu blog: www.literaturaedialogos.blogspot.com