Jean Charles

Estava eu na fila de um cinema em Copacabana, na minha frente havia um casal, uma moça morena magra e alta, estilo uma modelo, e um homem de uns cinquenta anos “gringo”, pelo sotaque era europeu, os dois conversavam normalmente até que a garota olhou o cartaz do filme Jean Charles e perguntou se o gringo queria assistir, ele disse que não, ela ficou com cara de ovo mas e não disse nada. O gringo perguntou:

- Mas você sabe quem foi Jean Charles?

- Não – disse a garota.

- Era um imigrante brasileiro que vivia em Londres, foi morto por policiais que o confundiram com um terrorista.

- Agora entendi por que você não quer assistir, está envergonhado pelo que fizeram com ele – disse a garota rindo.

- Envergonhado, por que estaria? – disse o gringo sério – Vergonha é ver trinta mil pessoas morrerem de fome.

- Não entendi – disse a garota surpresa com a reação dele.

- Vergonha é trinta pessoas morrerem de fome, como acontece no nordeste, é ver crianças trabalhando forçado, vergonha é ver crianças se prostituindo para comer. Isso sim é vergonha, e aqui acontece toda hora. Disso é que vocês deviam sentir vergonha.

A garota ficou quietinha, não teve coragem nem de olhar, ele ficou em silencio e foi esperar fora da fila.

Eu fiquei pensando no que ele tinha dito, acabei associando a morte do Michael Jackson, é ele morreu, mas faz mais de uma semana que a mídia não para de bombardear nossa mente com isso, foi uma perda para música, sim, foi. Mas como diria o gringo, trinta mil pessoas morreram de fome ano passado, e alguém chorou por isso? Prestou uma homenagem como fizeram aqui no Rio de Janeiro, colocando bandeiras negras na janela em sinal de luto?

Alguém sabia disso? Eu assumo com toda vergonha do mundo que eu não sabia. É como quando o avião da Air France caiu, a mídia mais uma vez nos bombardeou como suas reportagens, toda hora passava no jornal, não que isso não seja importante. Mas você ficou sabendo das trinta mil pessoas que morreram de fome ano passado? E ainda, e os escândalos do Senado. Perderam a importância por que o Michael Jackson morreu.

Eu sinto vergonha por não saber e por não me importar com essas pessoas, com tanta comida nesse pais, pessoas morrem de fome, pagamos tantos impostos e não temos escolas de qualidade para as crianças, não temos saúde, não temos nada. Não devíamos chorar por que o Michael morreu, devemos chorar por nós.

Sabrina Ferreira
Enviado por Sabrina Ferreira em 29/06/2009
Código do texto: T1673413
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.