VOCÊ CONHECE UM LÍDER?
                       
 




Meu melhor amigo, residente na Bélgica há cinco anos, é um líder nato e inspirou esta crônica. Um texto sem qualquer pretensão, além de expor algumas idéias que observei ao longo dos anos.


Deixo as teorias para os profissionais que estudam o assunto.



Duas características (entre tantas) da personalidade de um líder saltam aos olhos. A capacidade visionária e a escolha para trabalhar com quem é melhor do que ele.


A liderança requer uma convivência próxima a excelência. Será no nível de primeira grandeza que exercitará sua capacidade, assim como aprenderá mais.


Um líder não apenas sabe ver, como escutará o que você tem a dizer como se fosse a pessoa mais importante da face da Terra. E tem uma memória espetacular.


Além do conhecimento consistente, permanece diante da vida com disposição para aprender todo o tempo! Embora sua equipe tenha a sensação de que a aprendizagem seja do próprio grupo. Ela acontece, é claro. Mas a via é de mão dupla.



Liderar é, antes de tudo, inspirar. E isso, motiva. Por outro lado, seus olhos são o bem mais precioso que possui. Em sua visão há (ou não) futuro. Então, é preciso ver. Enxergar longe. Radiografar as qualidades de uma pessoa e dizer:


- Você é bom nisso! E por estas e aquelas razões.


Um líder acumula talento e carisma - nem sempre uma coisa vem ao lado da outra - e, portanto, é singular. Outro ingrediente importante é a combinação da versatilidade ao pensamento articulado. Sua atenção flutua. Isto permite não se fixar em absolutamente nada e assim, perceber nuances e outras possibilidades.


Conhecimento tácito? Inteligência intuitiva?

Uma poderosa, rara e abençoada combinação: razão e sensibilidade (se quiser, intuição) permitem uma fluência que impressiona, pois difere da maioria das pessoas que tenderá para uma das vertentes.


Outra intrigante característica é a surpreendente profundidade mesclada ao foco. Equilíbrio e objetividade sem cair na superfície dos fatos. Em outras palavras, capaz de se colocar em todos os ângulos da situação e extrair o essencial dela.


Poder de decisão. Talvez, nem mesmo ele tenha certeza de algumas delas, mas isso não o paralisa.


Diante desta personalidade, muitos se perguntam como é possível. E nestas horas, um líder apenas sorri. Suas qualidades permanecem como um segredo inconfessável. Afinal, um líder exibe em relevo as qualidades dos seus liderados.


Ainda mais desenvolvidas e inspiradas por sua liderança.



P.S.:
Se você discorda ou pensa completamente diferente, tranquilize-se. Não pretendo formar opiniões, nem lideranças. :)




(*) Imagem: Google

www.dolcevita.prosaeverso.net

Dolce Vita
Enviado por Dolce Vita em 29/06/2009
Reeditado em 08/07/2009
Código do texto: T1672723
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.