Onde estava Deus...

“_Onde estava Deus que não viu isso?”

Esta foi à frase que ouvi de uma mãe em desespero há um ano, ao perder seus dois únicos filhos que ao sair da empresa em que trabalhavam foram bruscamente atropelados por uma carreta e faleceram na hora do acidente. Os dois estavam na mesma moto e segundo testemunhas, o motorista da carreta fez uma curva na contramão provocando esta fatalidade.

Foram os gritos mais escancarados de tristeza e dor que eu já presenciei na minha vida... Como não tinha o que fazer na hora, dei-lhe uma garapa bem doce, me abracei com ela e chorei também. Depois fiquei pensando:

“Como a vida é breve, cheia de surpresas! Há pouco tempo, minha tia voltava da igreja e esperava por seus filhos pra lhe fazer companhia pra jantar... Conversava naturalmente comigo enquanto ajeitava a mesa e recebe uma notícia que muda toda a estrutura de sua vida e alguns conceitos também.”

Voltando ao início, às vezes a pergunta mencionada, acaba escorregando em momentos difíceis, melhor dizendo, em momentos desesperáveis. Talvez pela sensação de abandono, ou pela entrega que as pessoas fazem de seus entes a Deus, ou por motivos que eu nem saiba definir neste instante. O fato é que não devemos e nem temos o direito de julgar ninguém, principalmente em momentos trágicos como o que mencionei.

Creio que Deus é Onipresente (Está em todos os lugares ao mesmo tempo), Onisciente (Conhece nossos pensamentos), Onipotente (Ele tudo pode), daí a achar que Ele é responsável por tudo acontece... É um caso a se pensar.

Devemos ser honestos com nós mesmos. Explico: Se somos responsáveis pelo que fazemos, por que lucidamente culpar a Deus pelos nossos dissabores?Ora, Deus certamente é um Senhor cheio de ocupações... Penso que num é tarefa fácil governar um universo inteiro; cuidar de tantas responsabilizações como não deixar faltar à luz universal do Sol, a atmosfera do ar, e tantos outros benefícios pra vida. Penso até que Ele é muito generoso, porque com tanto desamor, apego ao dinheiro, impessoalidade e violência, se fosse a um domínio universal humano com poderes sobre os fenômenos, certamente, tudo já seria convertido a pó.

Basta que olhemos pra degradação que o Homem vem causando ao ecossistema e as respostas que a Mãe Natureza lhe dá.


Questionar onde estar Deus em momentos de dores pungentes é até compreensível, mas vejamos um exemplo à parte: numa decisão de Campeonato Carioca entre Flamengo e Vasco, de um lado os torcedores do Flamengo, do outro, os torcedores do Vasco... Todos pedindo a Deus pra seu time ser vencedor... O Flamengo vence por um gol nos últimos momentos da partida (com muita peleja). E ai?Quem foi responsável pelo gol? Por acaso Deus teve culpa de nenhum jogador do Vasco ter feito gol?Penso que não. Pra isso tem os treinamentos, mas tem torcedor que não pensa assim. Fazer o quê?Paciência.

Por fim, tem momentos na vida em que devemos refletir que tudo é passageiro, que não vale a pena perdermos tempo com coisas pequenas, porque de repente o tempo passa por cada um de nós e às vezes nem dá tempo de dizer às pessoas que amamos o quanto elas são importantes em nossa vida antes que elas partam. Penso que seja uma atitude inteligente, percebermos quais são nossas prioridades, e o que realmente vale à pena enquanto estamos vivos.
 



Antonia ZIlma.

Antonia Zilma
Enviado por Antonia Zilma em 28/06/2009
Reeditado em 14/09/2022
Código do texto: T1671247
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.