(nutrição) UVA OU VINHO?

(nutrição) UVA OU VINHO?

ANTONI BIGCUORE CASAGRANDE*

Meu avô já dizia: a vitamina está na casca!. Dizer isto, na época que ele dizia, era realmente muito estranho. Mas, a sabedoria não fica velha, é sempre atual.

Na uva, por exemplo, os cientistas descobriram que ela contém uma substancia, chamada RESVERATROL. Contida na casca e semente. Note bem, somente na casca da uva rosada!.

Quais os benefícios para o organismo?

1- Devido ao seu efeito anti-oxidante, retarda o envelhecimento das células

2- Efeito Cardiovascular: aumenta o HDL. Ou seja, o coleterol bom, melhorando a circulação sanguínea;

3- Prevenção da câncer: por ser uma substancia, anti-oxidante, combate os radicais livres, que são substancias(moléculas) que provocam o envelhecimento precoce das células;

4- Previne a doença de “Alzheimer” ,pois evita a formação de placas de proteínas tóxicas, no cérebro.

5- Tem características antiinflamatórias e analgésicas.

Obs. Somente o vinho tinto, possui o resveratrol.(e a casca, claro!)

Comer a uva, ao invés de chupá-la!. Faça o seguinte: debulhe a uva, grão em grão, coloque numa vasilha com água e vinagre ou uma substancia para eliminar os germes patogênicos.

Depois saborei-a uma a uma mastigando bem a casca. Guarde as sementes e depois as coloque no sol para secar.

Posteriormente, as bata no liquidificador e misture com a semente de linhaça e coloque em sucos, vitaminas etc.

O vinho tinto também é muito bom. Contém flavonóides, substancias maravilhosas para a saúde humana. Combate o L.D.L.,colesterol ruim e aumenta o H.D.L.,colesterol bom.

Basta um pequeno cálice antes do almoço!

Quem não pode com álcool, tome o suco de uva que faz o mesmo efeito!

Saúde para você e toda a sua família!

Vida saudável: não custa tanto, e lhe dá saúde, prazer e alegria de viver!

====================================================

(*)autor é Escritor,cantor e compositor em SP.SP. Acesse sua página na net – http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

(0xx11) 8382.9223(sp.sp. 27.06.2009, sábado, às 8,34 hrs.)

====================================================