Vôo 447
Atenção Senhores Passageiros com destino a Paris,pedimos por gentileza os Senhores se aproximem da sala de embarque pois daqui alguns minutos seu vôo estará partindo.Domingo 31 de Maio de 2009,aproximadamente 18:30Hr,horário de Brasilia,aeroporto Galeão,no Rio de Janeiro."Mãe,fique com Deus,cuida bem do papai;Meu amor,olha,não fique triste, assim que eu voltar,vamos comer aquela pizza que você tanto ama,e tomar-mos aquele vinho,afinal já será inverno;Ta levando suas apostilas meu filho,se esquecer não terá como você voltar da Europa só pra buscá-las;Meu amor,coloquei tudo direitinho na mala tá?,olha,não esqueça nada quando você voltar;Valeu chefe,muito obrigado por me dar essa oportunidade,vou representá-lo muito bem na reunião da corporação,obrigado mesmo;Obedece a mamãe direitinho meu filho,senão quando o papai voltar,não terá algodão doce e nem parquinho hein?;Quando eu voltar da Europa,vamos pensar naquele aumento que você tanto precisa meu rapaz,reze pra fechar-mos bons negócios".Essas e outras conversas são corriqueiras em todos aeroportos do mundo um pouquinho antes da partida,cada um a seu idioma,cada um a sua cultura,mas é mais ou menos assim,na hora da despedida que todos sentem é aquele calafrio,uma insegurança, que parece que vai demorar a vida toda pra você ver quem você ama de volta.Muitos que ficaram,e viram seus queridos entrarem na sala de embarque naquele 31 de Maio,não tiveram a alegria de revê-los.De repente tudo para,a vida para.Não sei,eu vi pela TV,anunciou que um avião desapareceu do radar por volta das 22:30Hr,eu não sei,mas será aquele?Não pode ser,não pode ser verdade.Era o que mais se perguntavam neste dia,por que os que ficaram,não queriam acreditar que era verdade,os que ficaram,queria realizar-se juntos aos queridos que foram os sonhos de uma vida toda,metas,afinal ninguém programa a vida para tudo se acabar em um vôo,no escuro,no oceano gelado,não,não pode ser.É nessas horas que sentimos o quanto somo pequeninos,o quanto somos frágeis perante o Universo,tudo se acaba no nada,não pode,as coisas acontecem em nos pedir licença, não pode,nem nos avismr,o por que disso?Perguntas e perguntas, do inconformismo.Mas é assim mesmo,por saber-mos que somos tão pequeninos e frágeis perante o Universo,é que devemos a partir de agora viver-mos a cada dia como se fosse o último dia,sim,mas é pra viver mesmo,de verdade,sem medos,sem conceitos que nos atrapalham,sem preconceitos,sem orgulhos infundados,e é nessa hora que acreditamos que dividimos o mesmo mundinho,e quando partir-mos teremos que prestar contas das nossas soberbas diante do Pai,pois somos um só perante o Supremo.Viva a vida,aproveite,sorria,tome chuva,vá a fazenda,ande descalço,trabalhe menos,ame mais,observe mais as pessoas que estão ao seu lado,abraçe a sua mãe,beije seu pai,dorme tarde as vezes,diga eu te amo a seus irmãos,cumprimenta seus vizinhos e aos que estão próximos de ti,com sorriso,com alegria.Mesmo que nenhum ante querido seu estava no vôo 447.Mas sinta-se um deles,um dos que ficaram,por aí você já começará a olhar a vida de uma forma diferente.Meus profundos pesares a todos os familiares e amigos das vítimas de vôo 447.
Luciano Paixão.