Passo a passo
Algumas famílias esperam que os filhos sigam os mesmos passos profissionais já delineados por elas.Em casa não houve essa expectativa.
Meu pai sempre foi comerciante, mas os filhos nunca tiveram tino para vendas. Cresci vendo-o redigir longas missivas para seus parentes em terras estrangeiras e a escrita encantou-me; meu irmão seguiu os passos da paixão pelos carros e minha irmã, seu coração de manteiga e o medo de fantasma.
Após ter pousado e dado o primeiro passo de um homem na lua, Neil Armstrong disse: “Um pequeno passo para o homem, um grande passo para humanidade”.Papai também foi escoteiro, quando jovem, assim como o astronauta dono da célebre frase, mas também ninguém quis se enveredar pelo escotismo.Tampouco desafiar as leis da gravidade.
Ontem à noite, dei um passo para trás quando soube da morte de Michael Jackson.Lembrei-me da época de escola quando a criançada se reunia na hora do intervalo e tentava imitar os passos da coreografia do cantor, o “moonwalk”.Como era difícil andar na lua, sem estar nela.Acho que a tarefa foi mais fácil para o Neil.Michael agora pode executar seu passo mais famoso onde quiser, até mesmo em solo lunar....Que ele descanse - e dance - em paz.
Lembrei-me também do meu pai, nos idos de 82, tirando-me da frente da televisão ( estava com seis anos na época) para que eu não assistisse ao "assustador" clipe do cantor:
- Melhor não ver, senão você não dorme à noite, filha.
Só assisti ao “Thriller” anos mais tarde, mas longe de papai, para não perturbar o soninho dele...
(Maria Fernandes Shu - 26 de julho de 2009)