Globalização

A globalização tem como traços positivos o fato de ampliar o conhecimento e a visão de mundo, além de aproximar as pessoas. Esse fenômeno fez cair por terra a dicotomia local e global, unindo por meio de avançadas tecnologias, desenvolvidas por países diversos, povos, colocando-os em contato com os acontecimentos que perpassam o “vasto quintal”.

Por outro lado, ela é prejudicial e problemática porque fragiliza os países menos desenvolvidos, diante de uma relação nem sempre muito equilibrada, principalmente em questões econômicas.

Foi/é possível vislumbrar de um ângulo mais próximo as consequências da globalização no momento em que a crise americana atravessou (a) as fronteiras, espalhando o medo que fez muita gente perder o sono e trouxe à tona o fantasma/possibilidade de uma recessão mundial, o que agravou ainda mais a situação de miséria e fome pela qual passa, segundo recentes estatísticas da ONU, um bilhão de pessoas.

Essa tragédia é consequência da desigualdade na distribuição de renda que concentra muito na mão de poucas pessoas, enquanto a maioria fica à mercê da caridade humana por não serem contemplados com recursos que viabilize um mínimo de dignidade às vidas em questão.