Um Pouco De Nostalgia

Nunca fui um saudosista, mas confesso que hoje senti falta dos velhos tempos. Sim, da época em que o mundo não tinha muita pressa, e tudo era mais lento, simples e romântico. Tomávamos café com calma, com nossos pais e avós, ouvindo histórias e causos, saboreando pães e bolos caseiros, coisas prosaicas que hoje não se vê. Atualmente, fazemos nosso desjejum correndo, e na maioria das vezes, saímos mastigando para o trabalho. Estamos sempre preocupados, estressados, sem tempo, nem paciência para aproveitarmos realmente cada instante de nossa vida.

É, tudo está mudado! Agora existem violências de todos os tipos: Salários aviltantes, crimes hediondos, corrupções no alto escalão do governo, impostos altos sem retorno para a sociedade, pedofilia, entre outros.

Antigamente,vivíamos com mais segurança e tranquilidade. Tínhamos tempo para uma conversa descontraída com os vizinhos, sentados nas calçadas ou mesmo nas portas das casas. Hoje, nossos vizinhos de porta são ilustres desconhecidos, com quem mal trocamos algumas palavras no elevador ou na garagem do prédio.

Realmente, muitas coisas se perderam ao longo dos anos. Recordo que antigamente, tínhamos alguns tradições que de certo modo nos davam referências e identidades. Na minha casa, por exemplo, no almoço de domingo, sempre comíamos galinha ao molho pardo, com macarrão e uma salada com maionese. Jantávamos sempre o que sobrava do almoço Eu, muitas vezes, reclamava e questionava, o porquê do mesmo cardápio todo domingo. É, eu não poderia nunca imaginar que um dia sentiria tanta saudade daquela rotina familiar. Posso sentir agora, o cheiro e o sabor daqueles almoços de domingo. Tudo permanece muito vivo dentro de mim.

É bem verdade, que não podemos negar que vivemos hoje num mundo mais competitivo, individualista e selvagem. Mas sei que podemos manter um pouco da beleza e leveza dos velhos tempos, em que éramos um pouco mais felizes e não sabíamos.

Roberto Passos do Amaral Pereira
Enviado por Roberto Passos do Amaral Pereira em 25/06/2009
Reeditado em 28/06/2009
Código do texto: T1666326