Ciclo Da Vida

Ontem num final de tarde, com o tempo um pouco frio, fui passear com a minha cadela. Ela estava irritada, já que durante uma semana, não saia de casa. Neste período, a cadela ficou ao lado da minha cama, enquanto eu tomava uma medicação e ficava em respouso.

Andei aqui mesmo no bairro, descontraídamente, observando vitrines e o movimento da rua. Depois de mais ou menos meia hora, minha cadela já estava cansada e relaxada. Na volta para casa, quando passava em frente a uma garagem de um edifício, uma cena me chamou a atenção: Um pai jogava bola com um menino de mais ou menos dois anos. Confesso que tal cena me emocionou. Senti uma certa tristeza, um aperto no peito. A verdade é que bateu uma imensa saudade de quando meu filho tinha a mesma idade. Revivi meus momentos com ele, jogando bola e brincando na praça,no centro da cidade. Senti que o tempo passou muito rápido .

Hoje, meu filho vivencia a adolescência, período de transição pela qual passam todos os homens, carregado de transformações físicas, psicológicas e existenciais. Ele precisa se distanciar, principalmente do pai, para encontrar sua própria identidade. Sim, sinto mesmo uma melancolia em constatar o quanto eu era importante para ele, e que no momento não sou mais seu ideal de pessoa. Mas tudo isso é normal, faz parte de uma fase de seu desenvolvimento e crescimento, e sei que com o tempo, meu filho voltará a me ver com outros olhos. Preciso apenas ter paciência e procurar estar, de certo modo, presente em sua vida, mesmo que com uma certa distância, que ele necessita. Afinal, assim é o ciclo da vida.

Roberto Passos do Amaral Pereira
Enviado por Roberto Passos do Amaral Pereira em 25/06/2009
Reeditado em 26/06/2009
Código do texto: T1666324
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.