Papel amigo

O papel sempre está disposto a nos ouvir. Nossos amigos nem sempre têm a paciência e a atenção exatamente no momento em que precisamos. Mas o papel sim, está sempre à nossa disposição, para ouvir nossas lamúrias, nossas insatisfações, nossas calúnias, nosso desabafo; sempre acata, nunca discorda. Que atire a primeira palavra quem nunca lhe faltou um ouvido na hora que precisou.

Quantas vezes, quando precisei de “ouvidos”, não recorria a um pedaço de papel onde quer que eu estivesse. E improvisando das formas mais inusitadas: papel de rascunho, agenda, cantinho de jornal, verso de folha de propaganda, guardanapo de restaurante.

A grande vantagem é que para o papel podemos falar e falar, o quanto quisermos, estando certos ou errados, que ele nunca discorda de nós. A grande desvantagem é que ele é rancoroso: guarda palavra por palavra.

E tem outra ainda: se ele vai ou não guardar segredo, depende de nós. Como dizem, palavras escritas são coisas muito perigosas. São levadas à risca da forma que melhor convém a quem as encontra, estando corretas ou não. Tem muita coisa errada escrita que é considerada ao pé da letra.

De qualquer forma, é preciso cuidado ao escrever e mais ainda ao guardar os escritos. Ao falar, pondera-se mais do que ao pensar. Já pensamos muita bobeira impronunciável. Mas ao escrever, pensa-se mais do que ao falar. Por isso as pessoas consideram o escrito como prova. E muitas vezes é mesmo. Já ouvimos “falei sem pensar”, mas dificilmente “escrevi sem pensar”.

Ainda assim, gosto muito de escrever. Diferentemente de falar, dá tempo de se arrepender e mudar, antes de publicar.

Hélio Fuchigami
Enviado por Hélio Fuchigami em 22/06/2009
Reeditado em 22/06/2009
Código do texto: T1661943
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.