SEGUIDORES DE GERSON
Eu estava em um supermercado, agora em Volta Redonda/RJ (acredito que na sua cidade também) os açougues dos mercados têm senha, você retira uma senha e aguarda ser chamado pelo seu número em uma placa luminosa. Até aí tudo bem, transtornos da modernidade.
Logo que me aproximei do açougue, pois eu tinha a senha nº 657 e o letreiro tinha chamado o nº 650, percebi algumas mulheres irritadas reclamando de alguma coisa. Não foi preciso muito tempo para entender o que se passava, elas reclamavam porque uma mulher achou que a fila estava muito grande e após ler em uma placa que gestantes, idosos, deficientes, pessoas com crianças no colo... tinham a preferência, ao ver uma "amiga" passando pegou o filho desta amiga para ter preferência no atendimento.
E as outras pessoas reclamavam, e me surpreenderam quando diziam que os políticos estão certos em roubar, pois as pessoas neste país estão sempre interessadas em levar vantagem em tudo.
Fiquei pensando, a que ponto chegamos??? Ao mesmo tempo que as pessoas se indignam porque alguém levou alguma vantagem em relação a elas, apóiam ou aplaudem outras por também levar vantagens. Que confusão de valores é esta?
Alguém consegue me dizer que rumo está tomando a humaninade?
Queria não questionar a honestidade das pessoas, mas em casos como este é impossível não questionar.
Até quando as pessoas acharão correto levar vantagem eu tudo, mesmo que isso coloque em dúvida nossa honestidade e os valores que "adquirimos" na vida.
Há anos, ouço falar em uma tal "Lei de Gerson", quando resolvi procurá-la nos "Diários Oficiais" descobri que não foi promulgada, oficialmente não existe, mas infelizmente é uma das poucas leis cumpridas neste país, até porque a pena para os que não a cumprem é serem taxados de bobos, certinhos...
Em outros momentos tenho dúvidas quanto às pessoas que se preocupam e esforçam para levar vantagem em tudo, até que ponto será que estão em vantagem mesmo?
Fico pensando se meu chefe também não se enquadra neste grupo de "seguidores de Gerson", há aproximadamente 1 ano eu pedi transferência para outro setor, por estar insatisfeito com o trabalho que faço, o cara disse que não iria me ceder para outro setor porque não quer perder um bom funcionário. Mas me pergunto qual a vantagem de ter um funcionário insatisfeito?
Conheço uma pessoa que usa de seus cabelos brancos para ter preferência nas filas de atendimentos, mas fica com receio de lhe pedirem documentos, pois ainda não completou 60 anos de idade.
Assim como há aquelas pessoas que diminuem a idade para ter descontos nos cinemas. Uma vez eu estava na fila e uma jovem com uma adolescente do lado, disse ao porteiro que a irmã tinha 11 anos (menores de 12 anos pagavam meia entrada), a menina rapidamente ia dizendo "Eu já fiz tre.." quando levou um beliscão e não completou a frase.
Não consegui ser engraçado como eu planejei, creio que comédia não faz parte dos meus dons, mas mesmo assim, espero ter agradado a você que lê estas linhas e que (o mais importante) tenha me feito entender (às vezes me enrolo com as palavras).
Atendendo pedidos de "lygia pinheiro de aguiar" e de algumas pessoas que me perguntaram por e-mail ou MSN, em http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Gerson é possível entender o que é a Lei de Gerson.