REMÉDIO CASEIRO PARA EXPECTATIVAS.

Pensamento: Cuidado ao olhar o vazio, porque ali pode existir muita coisa.

Era noite, próxima ao dia de São João; eu cansado e um pouco desanimado. Na minha expectativa de vida, olhava em qualquer direção, mas nada via ou pelo menos nada havia que me chamasse atenção, apesar de me encontrar encerrado no pequeno escritório “passa-tempo”, local de onde brotam inspirações mil. Um estalo: decidi procurar no dicionário o significado do termo “expectativa”, já que havia rabiscado essa palavra em um pequeno papel. Apanhei a tradicional flanelinha amarela; retirei da estante, atrás de minha cadeira, o Volume III, do Laudelino Freire, com aproximadamente 1.020 páginas, um pouco gasto pelo uso mas ainda em perfeitas condições (a capa está um pouco descolada do corpo costurado). Limpei o volume – não precisava tê-lo feito, porque estava limpo, mas mania é mania – e o folheei até que, na página número 2444 (número interessante) lá estava, toda garbosa, convencida e chamativa, a expressão "expectativa": Li o que estava escrito. EXPECTATIVA, s. f. Do lat. Expectatus. Expectação; esperança fundada em supostos direitos, em promessas ou em probabilidades. 2. Estado de quem espera observando. 3 . Probabilidade. 4. Espécie de perdão ou remissão, concedida pelos mestres de escola nos estudantes para lhes servir de escusa em castigo que de futuro mereçam.

Chamou-me a atenção o significado número 2: “Estado de quem espera observando”. - Opa! Comecei este texto dizendo que na minha expectativa de vida, olhava em qualquer direção, mas nada via. - Surpreendi-me ao ouvir minha voz. Perguntei-me então: - O que espero, observando, se nada vejo que desperte minha atenção? Ora, pensei, no léxico não consta o que se espera, apenas está dito que se espera. Se quem espera está na expectativa de que algo aconteça, pelo menos até agora já aconteceu mais de duas dezenas de linhas por mim escritas. - E o conteúdo? É aproveitável? - era de se indagar. - Entendo que sim, porque, pelo menos já sei que a palavra expectativa tem sua etimologia no Latim e que termina em US, o que denota qualidade e, provavelmente, seja recitada na 3ª declinação. Sem querer senti que meu olhar escorregou para baixo e, no momento em que procurei focar minha fraca visão para a palavra por mim eleita – expectativa – deparei-me com outra, semelhante: EXPECTATÓRIO; agora, adjetivo e do Latim antigo expectatus (a mesma etimologia) com o sentido – antigo – de preparação, de espera do acontecimento de um ato solene. – Veja só! – pensei eu. - Estava ocioso, perdido no vazio de um olhar parado e, de repente, me vejo em preparação para um acontecimento solene. É evidente que minha compostura, meu comedimento de maneiras voltou. Fique ansioso pelo acontecimento solene, mas não podia esperar muito, porque uma tarefa estava sendo realizada, qual seja a terminar o que havia sido iniciado, isto é esta crônica. Terminei-a e finalizei dizendo que embora não estando preparado, a consulta feita ao dicionário, na palavra expectativa, tornou-me um expectador de um ato solene. O ato solene, perdoem-me os que não concordarem, para mim foi esta crônica que nasceu do nada.

Sebilca. Junho de 2009. Viva são João.

aclibes
Enviado por aclibes em 21/06/2009
Código do texto: T1660738
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.