TUDO POR AMOR

TUDO POR AMOR

Dois anos depois da morte de sua esposa Marta, Joaquim ainda se mantinha num luto infernal, irredutível. Joaquim amava aquela mulher, como recém nascido ama o leite materno, não desgrudava de Marta em hipótese alguma. Ele a amava tanto e tão compulsivamente, que chegava a sufocar a pobre mulher.

Os amigos de Joaquim o aconselhavam – Joaquim, por Deus, quando vai deixar de pensar na Marta, assim você vai acabar morrendo igual a ela, vamos Joaquim, vamos sair, procurar diversão e mulheres, saia de casa se não quiser terminar como Marta. Mas Joaquim não escutava ninguém, nem dava ouvidos, era como se no dia em que Marta morreu tivesse levado Joaquim para a cova.

Um ano mais se passou, e Joaquim resolveu um dia aceitar o convite de seus poucos amigos que ainda o aturavam. No bar aconteceu um inesperado desabafo de Joaquim:

- Ela me traia. – Os amigos atônitos com a revelação de Joaquim, ficaram num silêncio de quase cinco minutos. E Joaquim repetiu, dessa vez com ódio e amor nos olhos, porém quase aos berros:

- A desgraçada da Marta me traia sempre me traiu, durante todos os anos que estivemos juntos, ela me traia. – Outro inevitável silêncio, dessa vez mais curto que o primeiro e finalmente Rodolfo se pronunciou:

- Isso é quase impossível Joaquim, Marta mal saia de casa, e outra, mulher santa como ela não eu nunca vi.

- Você não a conheceu meu caro Rodolfo, mas ela me traia, e me traia dentro da minha própria casa, na minha cama. Convenhamos que ela nunca precisasse sair de casa pra me trair. Jorge, o mais calado dos amigos não se conteve e perguntou:

- Você sabia, e nunca fez nada para que ela parasse de trair?

- Eu sabia sim, sempre soube, mas preferia que ela não soubesse que eu sabia.

- Por quê?

- Porque, além da traição de Marta, ela me amava muito e... – Rodrigo nessa hora interrompeu:

- Amava uma pinóia, se ela te amasse de verdade nunca iria te trair. – Todos concordaram em pensamento, mas ninguém teve coragem de dizer pra Joaquim que essa era mais pura verdade.

Joaquim começou a sair frequentemente com seus amigos, ia pra bares, boates, e todos os outros lugares promíscuos da cidade.

Num dia de muita chuva, quando Joaquim já estava se acostumando com a vida de viúvo, notou que na rua de sua casa, exatamente na casa onde morava dona Flora, havia se mudado ali uma moça muito jovem e muito bonita de caráter inefável. Joaquim se apaixonou à primeira vista e Ruth também se interessou demais por ele.

Em menos de um ano Joaquim conheceu todas as qualidades de Ruth, moça educada, inteligente, uma exímia dona de casa, sem falar que tinha mãos santas quando se tratava da arte de cozinhar, em poucas palavras, Ruth era a mais sublime das perfeições.

Um dia trocando carícias com sua nova amada Joaquim não se conteve e perguntou:

- Terias coragem de me trair?

- Mas que bobagem é essa agora, não sabe que eu te amo? Não teria coragem de te trair nem em pensamentos. – O mais estranho de tudo isso, é que Joaquim sentiu uma imensa tristeza com a declaração de Ruth.

Apesar dos carinhos, e dos olhares apaixonados Joaquim parecia infeliz. Vez em quando ela voltava a perguntar:

- Ruth, você é tão bonita, talvez se um homem mais bonito que eu lhe oferecesse mais que eu, mesmo assim não ia me trair? – Ruth não se cansava de falar que amava Joaquim, e que por isso jamais o trairia.

- Joaquim eu te amo, e quem ama não trai.

Pouco tempo se passou e Joaquim se casou com Ruth. Foi uma festa para amigos apenas, mais amigos dele do que dela. Jorge seu amigo quase nunca falava nada, mas quando falava era certeiro em suas frases:

- Joaquim acertou em cheio nessa mulher, além de linda ela não olha nem de lado, vive de cabeça baixa, só olha pra cima quando é pra olhar para ele.

Foi uma festa regada a conversa mole e bebidas, mas além de tudo, bonita.

O recém casal teve núpcias como outro qualquer. O tempo passa e Ruth, imaculada Ruth, só tinha olhos para Joaquim, Joaquim sem mais nem menos começa a tratá-la mal, apenas com grosserias, e palavras que feriam Ruth.

- Você é um purgante, mulher santa, santa porcaria nenhuma você não passa de uma devassa... – e assim por diante. Joaquim não poupava as palavras e viu que isso não adiantaria logo Joaquim passou a bater em Ruth, pobre mulher sem entender nada.

Certa vez Joaquim sumiu ficou quase dois dias fora de casa. Ruth num desespero horrendo procurou a polícia, ainda marcada da última surra:

- Doutor meu marido sumiu já faz quase dois dias, pelo amor de Deus eu não quero perder meu marido eu amo de mais pra ficar sem ele.

A polícia imediatamente começou as buscas. Pouco tempo depois toca o telefone da casa de Ruth, era o que ela mais temia, encontraram o corpo de Joaquim numa rua sem muito movimento, mas com um recado escrito em seu tórax. Ruth quando viu o corpo se esvaiu em choro, mas quando viu o bilhete ela deu um súbito sorriso, “Desculpe Ruth, mas você é uma mulher muito santa pra mim, gostava mais quando era traído”.

Hoje Ruth é a mais famosa prostituta daquela cidade. Por amor ela trai Joaquim várias vezes por dia.

Renann Calazans
Enviado por Renann Calazans em 21/06/2009
Código do texto: T1660560
Classificação de conteúdo: seguro