Vida: comédia ou drama?

“Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado.” Mateus: 6,34

Nossa existência é um teatro. Colocamos e retiramos mascaras a todo instante. Somos os protagonistas das cenas. Porém não compete a nós o final da peça, e sim ao Diretor. Entretanto, como atores, devemos nos dedicar com talento e imaginação para que a peça tenha um final feliz.

As constantes mudanças de interpretações: ora triste, ora alegre, ora rindo, ora chorando – papeis naturais – são determinadas pelo contexto ao qual estamos inseridos, induzindo-nos a atuarmos de acordo com nossa cultura – “em velórios nos entristecemos e em festas nos alegramos” - Valores tão modificados hoje, contrariando paradigmas à medida negativista.

Esta mudança de paradigma individual, em representar exageradamente tragédias, acontecimentos sinistros, catastróficos, terríveis, tende a prejudicar o coletivo, contagiando os representantes, a partir do momento que estamos todos no mesmo palco. Pessoas que se lastimam ininterruptamente, muitas vezes, por coisas insignificantes e pensando no amanhã.

São atores frustrados que se precipitam em antecipar os capítulos seguintes sem conhecimento da fala e se terão o papel para representá-la.

Em contrapartida conheço muitos atores que diante de papeis tão complexos que a personagem é envolvida, poderiam chegar à loucura caso não sorrissem diante deles e esperasse o amanhã.

O que sentimos hoje é o excesso ao dramático, trágico. Pessoas procuram ignorar a comédia, a sátira e a graça em suas encenações.

Os próximos capítulos não nos pertencem e mesmo diante dos mais difíceis papeis em que deveremos atuar, teremos o próximo ato, e neste repouso, o Diretor sabendo do nosso potencial em artes cênicas, fará corte nas cenas, aliviando-nos de acordo com nosso talento.

O trágico somente é bonito na vida real. Em nossas representações compete-nos a escolha do sorriso ou da tristeza, a comédia ou drama, antes que as cortinas venham a se fechar.

FIM

Edson Alcarde
Enviado por Edson Alcarde em 21/06/2009
Código do texto: T1659810
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.