A Nova Era da Comunicação

Somos um povo cuja maioria vem da segunda metade do século XX, quando a humanidade alcançou o seu maior desenvolvimento tecnológico. Ainda na década de 60, quando o sistema de telefonia era precário, iniciei a minha atividade profissional na área de telecomunicações, a radiotelegrafia, muita utilizada no Exército, Marinha e Aeronáutica, nos jornais de grande circulação, na empresas de grande porte e nas instituições públicas. Com o advento do telex, já comecei a imaginar na extinção da minha função, que logo se concretizou com o fax. Ficou sem sentido ainda recorrer à radiotelegrafia, cujas mensagens eram transmitidas utilizando-se o código Morse.

Agora, na primeira década do século XXI, os sistemas de telecomunicação chegaram a um nível jamais imaginável em épocas não muito remotas, época ainda da nossa geração. Infelizmente, muitos dos nossos contemporâneos não aderiram à internet, por não terem antes aderido ao computador. Inconcebível hoje recorrer à máquina datilográfica para elaborar um texto, sob pena de ter de refazê-lo, quando por azar o erro ocorre na última linha.

Graças à internet, pouco recorremos à nossa estante ou mesmo às bibliotecas, tendo em vista que temos à nossa disposição o respeitável “Sr.Google”, através do qual o mundo do conhecimento chega às nossas mãos. Se bem utilizada, a internet é uma das mais importantes ferramentas da comunicação, permitindo-nos o acesso a toda e qualquer informação. Neste mundo globalizado dos nossos dias, não podemos dispensar os meios de comunicação que o avanço tecnológico nos propiciou. Se não sou tão moderno para utilizar todos os meios disponíveis, fico com a internet, através da qual cheguei ao Recanto das Letras, uma grande janela que se abriu para mim. A você, meu caro leitor, que reservou um minutinho para ler o meu texto, relembro o jargão do “velho guerreiro”, o Chacrinha: “Quem não se comunica se trumbica”.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 19/06/2009
Código do texto: T1657457
Classificação de conteúdo: seguro