De fato, um país de analfabetos.

Decepção. Foi o sentimento que se apoderou de mim esta manhã quando fiquei sabendo que o Superior Tribunal Federal (STF) aprovou por 8 votos contra 1 a decisão que torna não mais obrigatório o diploma de jornalismo para se exercer a profissão de jornalista. Lembrei me dos tantos debates, palestras que tivemos na faculdade sobre o assunto e me veio o pensamento sobre o que eu iria fazer daqui pra frente, qual seria meu curso? Nunca pensei em uma outra graduação, pois amo o que faço. Mas e agora? Procurei em todos os meios possíveis obter informações a respeito do assunto e só lia desculpas esfarrapadas de quem tentava justificar – mais - essa decisão absurda dos nossos ministros. Citaram que a obrigatoriedade do diploma foi implantado na ditadura pelos militares para cercear os pensamentos dos intelectuais da época que eram contra o regime, citaram tanto a ditadura que fiquei me questionando por que então não embargam o sinal da TV Globo, já que ela foi criada e além de tudo sustentada pelo regime? O que dizer da “Folha de São Paulo” que recentemente chamou a ditadura de ditabranda e causou ódio dos que foram vítimas dela?, o Sr. Ricardo Lewandowski chegou a afirmar que o diploma era um "resquício do regime de exceção". Por favor Sr. Ministro Ricardo Lewandowski, não seja ridículo, me soaria com maior harmonia que em um cargo de tamanho apreço e importância, fossem proferidas palavras com maior preparo, e não baboseiras oratoriamente bem trabalhadas. Até entendo que infelizmente o nosso país ainda seja de analfabetos, mas me surpreende que essa atitude de ignorância venha de uma pessoa letrada e bem instruída e pior, seja acatada por outros ministros de tamanha e igual importância quanto a sua. O que dizer do Ministro Gilmar Mendes? O que esperar de um ministro que abusa do seu poder e libera ao bel prazer habeas corpus a banqueiros como Daniel Dantas? O que eu digo dele? UMA VERGONHA PARA O NOSSO PAÍS. E Gracie Kelly? Uma ministra burguesa que é totalmente contra a redução da maioridade penal, enquanto nossos adolescentes de 16 anos são constantemente noticiados como assassinos de uma população sem total proteção e segurança vinda do Estado? Pois foi dessa trupe que citei e seus companheiros de labuta, os ministros Carmem Lúcia, Eros Grau, Carlos Ayres Britto, Cezar Peluso e Celso de Mello que veio a decisão de por fim à obrigatoriedade do diploma de jornalismo. Tenha certeza, não vou esquecer dos vossos nomes e tenho mais certeza ainda que um dia meu voto vai fazer diferença quanto aos seus cargos senhores ministros da nossa pobre justiça cega. Ah! Devo parabenizar o Ministro Marco Aurélio que defendeu a necessidade de curso superior em jornalismo para o exercício da profissão. Meus Parabéns Ministro, essa casa não está em sua totalidade em decadência, ainda existe alguém com bom senso.