03 - OS CAMINHOS DA CHÁCARA

03 - OS CAMINHOS DA CHÁCARA.

Aqui em Itabira a fase de novos horizontes começava pelos caminhos da chácara isto porque, quando entrávamos nas aulas do Senhor José Sérgio, tínhamos já uma busca imediata – O SENAI.

Descer pela estrada de terra que no seu início um mata-burros, era uma das alternativas e sem duvida a melhor. Quando alguém dizia para tomarmos cuidado se não passaríamos dalí, retrucávamos “é para evitar a fuga dos que já estavam lá e não para evitar a entrada de outros, brincávamos”.

O caminho, digo, a estrada, ia dar em várias nascentes de água onde nós parávamos para pegar cambebas, girinos ou jogar pedras nos quatis do bambuzal e nas saracuras do brejo, matar anu-branco, anu-preto e galo-do-campo, só para abrir o papo dos bichinhos e ver quantos carrapatos reduleiros eles tinham comido retirando-os dos cavalos, vacas e bois lá do pasto.

Quando nós sujávamos a água do rego que abastecia as casas que existiam lá embaixo na Chácara nós dávamos volta subindo pelo pasto para sair lá na pedreira desativada, evitando-se assim a bronca dos moradores estrada abaixo, que lá moravam: (Ataliba, Dona Eleonora, os irmãos João e Nega, João Viera e Seu Euclides...) chegando pela mais baixa, próximo do Matadouro.

Neste caminho, havia riscos que ninguém levava em conta, era uma área de cangas e cascalhos e com muitas pedras de minério de baixo teor de ferro, de onde naquela época a Companhia, retirava daquele lugar, tão somente cascalho para manutenção de estradas.

Além de cascalho e pedras tinha também, muitas lagartixas, coelhos e cobras que habitavam nas tocas das pedras e nos emaranhados de cipó São João. (como era lindo avistar aquela área toda colorida na época da floração, coberta por uma cor de intenso alaranjado!).

Levantar pedras de pequeno porte era certeiro encontrarmos escorpiões e aranhas de todo tipo e tamanho, desta forma éramos obrigados a ter o máximo de cuidado quando íamos buscar esterco e lenha naquela área.

Informações ao leitor:

Esta história completa compõe-se de oito outros textos:

01- Futebol no Campestre um caso...

02- A Galera

03- Os caminhos da Chácara.

04- A Chácara Minervino Bethônico

05- As aventuras

06- Como disciplinar

07- A Espera

08- Campestre, O bairro, um caso de amor

09- Das belezas naturais

(POSTADO EM RECANTO DAS LETRAS, DIA 18/06/09)

CLAUDIONOR PINHEIRO
Enviado por CLAUDIONOR PINHEIRO em 18/06/2009
Reeditado em 09/10/2009
Código do texto: T1655984