COMÍCIO
Itatiaiuçu deixava de ser vila para ser promovida a cidade. Mais uma das Minas Gerais que, aos poucos, se tornará famosa pela sua riqueza mineral. É rodeada por serras e serras cobiçadas pelos estrangeiros que, já chegam comprando tudo em dólar.
Mas, hoje, é dia de festa em Itatiaiuçu. O jovem prefeito faz seu primeiro comício e a “Praça da Matriz” com belos jardins cobertos, banda de música, ficará repleta de convidados, ou melhor, a cidade inteira estará presente: carrinhos de pipoca, cachorro quente, maçã do amor...
Bem, chegou a hora! Vai ser interessante porque ocuparão o palanque representantes dos diversos partidos e estados: um mineiro, um nordestino e um gaúcho tchê!
A primeira fala é do mineiro: - "Povo de Minas Gerais, povo das barrancas do rio São João e dessa maravilhosa Itatiaiuçu, povo da Pedra Pontuda!"
Nessa hora, a banda tocou mais forte ainda. O namorado apertou, com mais força a mão da namorada e, os dois mendigos que pediam esmolas, com olhar altivo, tiveram sua auto estima bastante elevada – como nunca. O batedor de carteira ficou tão entusiasmado que deixou a carteira roubada cair de sua mão.
E o mineiro com sua fala mansa enaltecendo sua cidade, seu povo, continuou devagar e sempre. Quando faltava a palavra desejada dizia "coisa" ...Era um tal de: fazeno, veno, procedê, ensiná, brigá, falô, explicô, intendê, uai...e por ai foi. O povo estava encantado feliz por ter um prefeito que falava tão bem!
Em seguida discursou o gaúcho. Amigo de infância do mineiro voltava agora, depois de tantos anos, do Rio Grande do Sul. Voltava como gaúcho, para prestigiar o amigo.
De bombacha, poncho, lenço no pescoço foi logo dizendo: - "Bah Tchê! Tri legal! Falar para mineiros é uma honra; ainda mais rever Itatiaiuçu. Barbaridade tchê! Rever um amigo tão inteligente que muito fez e fará por Pedra Pontuda".
- "Bah! Quero cumprimentar também a esposa do prefeito, nossa amiga de infância, uma rica duma guria, companheira de luta para engrandecer esta cidade".
- "Buenas, eu me espalho! Vou até convidar a turma para um churrasco: carne de rês, carreteiro, aipim, chimarrão, bundinha e chimia ( doces maravilhosos)".
- "Não te preocupes! – o minuano fica no laço. Mas bah, nem te digo! Gaúcho é cabra macho! Eu me espalho – nos pequenos dou de prancha, nos grandes dou de talho!"
- "É assim que te espero, ô mineiro, gente mui amiga".
Por último falou o nordestino, representando o MST: - "Meus companheiros, nossa luta começa agora! Conto com vocês para conscientizar esse país tão grande, de que terras precisam ser divididas. Se me ajudarem prometo repartir com vocês tudim: terras, tapioca, cuzcuz, bolo Souza Leão, tudim que o Nordeste proporciona.
Oxente, eita! Levo todas para dançar ciranda no pátio de São Pedro. No carnaval estaremos nos blocos: 'Virgens de Olinda', 'Galo da Madrugada' e 'Batutas de São José'. Aprenderão a dançar frevo! Não imaginem o que seja um banho de mar no nordeste, águas transparentes e mornas. Iremos a Porto de Galinhas, Gaibú, Ponta de Pedra onde comeremos peixe agulha, cajú e muita água de côco! Não imaginem que gente arretada é o Nordestino! Conto com vocês boa gente! Gente boa que é o mineiro!"