"Cuidado, Bodinho!" Um alerta a um dono de bar, pela rádio comunitária...

"Cuidado, Bodinho!" Um alerta a um dono de bar sobre dois clientes, pela rádio comunitária...

(rádio comunitária, alerta, bar, crônica, Goiânia, GYN)

Depois da expectativa criada com o período de funcionamento em caráter experimental - quando só se podia ouvir a grade de música sertaneja programada e, um locutor eletrônico anunciar a hora e o nome da estação, a rádio comunitária da Terrinha entrou em atividade, com uma equipe inteira de locutores, repórteres e, até, comentaristas.

A partir de manhã, programa de música sertaneja com notícias e recado para o pessoal da fazenda. A partir das 11:00h, músicas, noticinhas do mundo da televisão e, horóscopo. Ao meio dia, entre no ar o programa "Momento do Esporte", com um "escrete" de três comentaristas, falando sobre futebol e, se sobrar tempo sobre outras modalidades esportivas (aí, incluída, é claro, o truco, até mesmo por conta do campeonato que ia se iniciar e, tinha um dos locutores como participante ativo...). À tarde, músicas e, recadinhos para a galera da cidade, com Amanda, a "locutora mirim revelação", coincidentemente, filha de um dos membros do "escrete" do esporte. E assim ia, a programação, sem maiores surpresas...

Na sexta-feira passada, em plena véspera de Carnaval, a equipe do Esporte entrou no ar para comentar o esporte, isto é, o futebol local, regional, estadual e, nacional. No meio do programa, Vê, um dos componentes da equipe saudava aos ouvintes que ligaram e, aproveitava para mandar lembranças e recados para os amigos. De repente, mandou um recado muito específico:

" - ...e, aproveito, também, para mandar um recado ao Bodinho, nosso amigo particular e, que, inaugurou, mês passado, um barzinho na beira da rodovia, que está sempre lotado de gente; um abraço e, sucesso pra voce, Bodinho. Mas, ó, Bode!, quero te fazer um alerta: cuidado com o Donizete Jeguinho e com o Bolita. Eles abriram conta no bar do Oliveira, e o negócio ficou feio - Oliveira quebrou e, agora, voce sabe, ele sobrevive do trabalho de sementeira de capim. Então, atenção com a conta desses dois!..."

Donizete Jeguinho e Bolita eram amigos de infância de Vê, ms, quando escutaram aquela presepada na Rádio Comunitária Vale do Rio Turvo FM, ficaram fulos da vida. Bolita, não agüentou, pegou e carro e, foi bater na porta da rádio e, chegou justamente na hora que o "escrete" ia saindo.

Já chegou tomando satisfações: "Sê tá doido, Vê! Assim voce acaba com a minha moral! Falando isso no programa, todo mundo vai achar que é verdade!..." Vê escutou impassível (saboreando o recibo da sacanagem, que o amigo lhe passava) e, só respondeu: "Deixa disso, Bola! Sê sabe que aí tem um pouquinho de verdade. E, pera lá: amigo não pode brincar com amigo, mais não? Uai..." Depois, pegou a bicicleta e, se mandou. A história virou farra na cidade.

Quando estávamos num rancho, na tardinha de sábado; eu, Jeguinho, Bolita e Neto, irmão de Vê, inspirados no momento e nas cervejas, pedimos ao primeiro que ligasse para a rádio comunitária, pedindo à Amanda (apenas 16 anos e, já demonstrando desenvoltura de profissional!), música e recadinho. Não deu outra, ela mandou música e, recadinho para a turma toda, inclusive dando os Parabéns ao Devá, um dos donos do rancho, pelo aniversário, que só aconteceria no dia seguinte, com música ao vivo (presente dos amigos), muito chope e, churrasco.

O aniversariante nem esquentou. Se limitou a olhar para Donizete, que fez a ligação e, balançou a cabeça reprovando e, dizendo: "Ê Jeguinho. Sê tem jeito, não. Agora vai complicar. Eu tô aqui, tentando ajeitar o rancho pra festa e, lota de gente, antes da hora!...".