Amizade

A amizade é algo surpreendente, já percebeu que diferente de uma paixão, você não cria grandes expectativas sobre seus amigos, você não precisa saber se eles correspondem os seus sentimentos, não quer saber se eles irão trazer o céu ou o inferno à você e sim se eles iriam até lá com você. Não importa se ele ou ela é linda, não importa se é ele ou ela, amigo é amigo e ponto final. Amigo é aquele que gosta de você como você é, é aquele que te liga pra saber como você está, pra saber se você se curou daquele resfriado, ou então aquele que no mínimo atende o telefone mesmo sabendo que vai ficar horas te pentelhando sobre a nova paixão, ou sobre a briga que teve com a namorada. Amigo é isso. Não tenha vergonha de dizer que o ama, na amizade não se deve ter vergonha de nada. Dizer “eu te amo” também não se desgasta com o tempo. Use-o à vontade. Amigos vão e vem. Essa frase não serve para os amigos de verdade, para eles, amizade apenas vem, ela não vai. Hoje, uma amiga me disse: “vou escrever sobre você, mas não vou dizer tudo o que a gente fazia, vou dizer tudo o que a gente faz”. Amigos nunca devem esquecer o passado, esse saudosismo é muito saudável. Ao contrario da lembrança de um romance, aquele antigo amor que por qualquer motivo que seja, acabou terminando, e você fica remoendo o passado. Na amizade isso não acontece, o passado na maioria das vezes é engraçado, nos trás alegria, saudade. Os Amigos nos dão uma segurança, um sentimento de que nunca se vai ficar sozinho na vida. Às vezes penso nos meus grandes e antigos amigos, aqueles que de tão forte que era a amizade e você acabou confundindo com paixão. E lhe digo, será que o segredo para um namoro e pra um casamento não está na amizade? Apostaria muito nisso. Amizade não tem idade, não tem classe, não tem cor, não tem rótulos. Posso contar nos dedos os grandes amigos, aqueles que ficaram ao seu lado quando de uma briga, que te dão bronca quando se erra, mas ao mesmo tempo te erguem de um tropeço da vida. Aqueles que não são apenas amigos, são quase irmãos, e só não o são por um pequeno detalhe biológico. Pra um amigo não se tem hora marcada, não existe mau humor, “ta triste, vem pra cá, vem conversar, vou te alegrar” isso é amizade.

Diego Novacki

09/04/2006