CAMPANHA DO AGASALHO
Era uma vez um reino que comemorava a chegada do inverno com o "Ritual dos Acentos": uma calorosa campanha de agasalhos para as letras.
Naquela data, todas as palavras, não sentiriam mais frio e estariam livres para passear pelos textos dos livros sem nenhum acento, mas muito bem aquecidas!
Ih! Não viu aquele "til" ali? Transformou-se numa boina! Você notou? Opa! Um "circunflexo"! Tarde demais: um gorro de lã! E o "agudo"? Neste instante, é o cachecol que vovó tricotou e aquece minha garganta enquanto escrevo.
Observo a tela de letras e penso nas mãos de minha avó, enquanto meus dedos digitam estas palavras! Imagino nossas boinas feitas de "til" saídos das mãos que, em outros tempos, bordaram sonhos nas peças de enxoval, entre as mulheres da nossa família.
E agora, uma delas, que não sabe pregar com destreza um mísero botão, no meio da madrugada fria, mergulha em sentidos para o inverno e quase sem perceber, busca acolhimento e refúgio em sonhos e fantasias de outros encantos, compreensíveis apenas na imaginação...
E por falar nela, a voz da minha imaginação, como sempre abusada, pega seu til e dispara:
- Coloque estas luvas, Dona Escritora! Senão, a história congela aqui! Ai que frio!
- "Atchim"!
- Eu avisei!
- Tarde demais!
(*) Imagem: Google
http://www.dolcevita.prosaeverso.net