ENTRE AS CRUZES DO CAMINHO
Encontrei-O entre as cruzes que durante toda minha vida, relutei em aceitar. Cristo enviava-me as cruzes e eu, teimosamente ia depositando-as à beira dos caminhos. Uma a uma. Uma após outra. E Ele, no seu Amor, pacientemente insistia: - Toma sua Cruz e siga-me!
Olhava eu, para dentro de mim e tentava não entendê-lo, para não assumir que o peso de minhas cruzes não estava no outro, estava em mim. Aceitar isso era demais! Ele queria muito. Ele queria tudo!
Quanto mais tentava fugir, mais Ele se aproximava: - Toma sua cruz!
Olhava eu, novamente para dentro de mim e, fugindo do impossível, renegava-o naqueles que Ele mesmo me escolhera como companheiros de viagem. Renegava-o na minha esposa, renegava-o em meus filhos, renegava-o em mim mesmo.
Santamente Ele tomava meus pecados e devolvia-os a mim, cada vez mais, com maior intensidade.
Saí de casa ainda garoto, pelo motivo que meu pai bebia muito e brigava com minha mãe. Cristo deu-me então de presente uma esposa alcoólatra, a qual não soube entender, amar e respeitar. E nessa dor, veio a morte. E o Cordeiro suplicava:
- Toma sua cruz...!
Preso em meu egoísmo e tomado pelas coisas do mundo, não queria ouvir as verdades a respeito de mim. Tomou-me outra vez pelas mãos e deu-me como esposa aquela que seria capaz de colocar-me frente-a-frente com o espelho, enfrentando meus pesadelos. No entanto, eu ainda não estava pronto. Sabiamente devolveu-me meu pai, já velho e doente, e, novamente me dizia:
- Toma sua cruz...!”
Por fim, quando pensava ser feliz por ter encontrado na minha filha Maria Clara, o retrato perfeito da família com a qual sempre sonhara, tomou-a de meus braços e arrebatou-a para os céus.
Converteu-me então em seu amor. Amor jorrado de sua cruz!
Dobrei-me, e compreendi:
- Não devo fugir das cruzes de minha vida, pois é impossível fugir de mim mesmo. Eu sou o peso das minhas cruzes. Os outros, aqueles que Cristo, sabiamente coloca na nossa frente, são os espelhos que fazem refletir o que realmente somos!
Reencontre-se! Recomece sempre, mergulhado no pensamento de que Deus o ama imensamente. Coloque-se de frente ao espelho e não tenha medo de si. Deixe-se refletir, de corpo e alma, pois o Cristo se faz presente nas nossas cruzes. Nele, o divino se faz humano e inunda nossa alma de luz e sabedoria.
Sede novos.
Sede a luz do mundo!
TEXTOS E LIVROS DO AUTOR
www.nivaldomossato.com.br
contato@nivaldomossato.com.br