NASCER DO SOL, SOBRE JUSTOS E INJUSTOS

NASCER DO SOL, SOBRE JUSTOS E INJUSTOS

ANTONI BIGCUORE CASAGRANDE*

O evangelho de hoje, está exarado em Mateus, capítulo 5, versículos de 43 a 48, verbis:

“Vocês ouviram o que foi dito: “Ame seu próximo, e odeie o seu inimigo”!. “Eu porém, lhes digo: amem seus inimigos, e rezem por aqueles que perseguem vocês!. Assim vocês se tornarão filhos do Pai que está no céu, porque ele faz o sol nascer sobre maus e bons, e a chuva cair sobre justos e injustos. Pois, se vocês amam somente aqueles que os amam, que recompensa vocês terão?. Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? E se vocês cumprimentam somente seus irmãos, o que é que vocês fazem de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? Portanto, sejam perfeitos como é perfeito o Pai de vocês que está no céu”. (MT, 5, 43-48).

O Mestre, dá um show em sua aula de relacionamento humano!. Diz aos discípulos que não devem fazer como a “maioria” dos mestres das leis judaicas que, hipocritamente, amam somente aqueles que os amavam. Ou seja, prevalecia a Lei de talião, do “dente por dente e olho por olho”.

O Mestre dá um show de como deve ser o verdadeiro amor!. Amor gratuito, um dom dado por Deus, que é Pai e perfeito!.

Pergunto: não é a nossa tendência humana de amar somente a quem nos ama? Temos ou não temos esta “tendência herdada de Adão”?

Se seguirmos a nossas más inclinações do coração, vamos sempre querer “levar vantagem em tudo”, e fazer o que nos é mais cômodo.

Mas, se colocarmos o nosso coração, sob a ótica evangélica de Jesus, vamos fazer justamente o mais difícil: amar os nossos inimigos, assim como, amamos os nossos amigos! Eis o nosso grande desafio cristão, mormente nos dias de hoje!

Jesus, no texto, nos apresenta o grande modelo a seguir: o modelo do Pai!!!. Sede perfeitos, como vosso Pai é perfeito e está no céu!

Jesus sempre se lembra do Pai como o seu modelo de relacionamento humano.

Meus irmãos e minhas irmãs, sigamos o exemplo do Mestre de Todos os Mestres, Jesus: amando o nosso semelhante igualmente amamos nossos filhos e entes queridos!. Pensemos, nisto, pois!!!

Que a paz do Senhor esteja reinando sempre em seu coração!

Amém!!!. Santa semana a todos!

====================================================

(*)autor é cantor, compositor e Escritor em SP.sp. Acesse sua página na net – http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore(sp.sp. 16.06.2009, 3a.feira, às 10,33 hrs.)

====================================================