Retalhos

Para colchas coloridas feitas a mão:

Quantidade indefinida de retalhos.

Jogo de agulhas pra previnir - Porque pode vir a perder, se tiver apenas uma. Aí não dá constância ao trabalho.

Linhas de várias cores.

Uma apuração forte das vistas.

Paciência calma e muita alma de amor.

Receita de Dona Conceição Carmem Guamacho, uma senhorinha com cara de assustada, cabeça e mãos trêmulas. Na casa de algum dos "tenta" porque vaidosa não disse qual deles. Se permitiu apenas sorrir, passar os dedos de juntas grossas entre os poucos fios de cabelo e estrondar na medida que palavras e folêgo lhe permitiam: -Sou mais moça que muita retalheira lerda dessa casa.

Casa de Misericórdia. Foi onde encontrei a artista. - A vida é arte, menina! A vida é arte! Ela dizia; entre um retalho e outro. A colcha de 20 metros era mais uma das que fazia para a exposição.

Exposição de Arte Vivaz era o nome escrito em lápis de cor no papel sulfite pregado no mural da biblioteca.

Mais de 200 metros de retalho faziam uma manta majetosa detalhes. Um convite ao deleite dos olhos em cores, e dos sentido desesperados por conforto.Segunda exposição da Casa de Misericórdia onde misericordiosas senhoras passam as horas, dias e meses juntando retalhos. O resultado final é exposto, a entrada é para arrecadar fundos a casa; depois toda exposição é descosturada e doada aos desabrigados ou destribuida entre as familías necessitadas.

Ela me disse: - Eu sou artista, num leio, num escrevo, e num conto tanto. Só conto os pontos, pra não perder o ponto! Mas tenho um coração tão cheio, é num é de Chagas! É de retalho.

- Agora pra não perder seu tempo nessa vida, menina. Eu conto meu segredo. Se abaixe aqui e anote nesse eu brinquedo barulhento (celular), que parece grudado no dedo!

- Os retalhos são os anos da vida, que depois de usado agente corta da cabeça e quer jogar fora. A agulha é a agulha da coragem e a linha da esperança pra juntar e viver. Tem umas colchas que parecem feias, mas nada no mundo é feio. Tudo é questão de olhar apurado pelo tempo; pra ver as cores da vida, porque viver é uma colcha de retalhos de paciência e amor que o tempo expõe.

Alias
Enviado por Alias em 16/06/2009
Código do texto: T1651015
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.