Um bate-papo com Assis Brasil

É o encontro do leitor com o escritor e com o livro.”, e lá estava eu de frente com Assis Brasil embebida em suas palavras acerca de sua obra: Beira Rio Beira Vida, um dos romances de sua famosa Tetralogia Piauiense. Em minhas mãos, a obra, na íntegra!

Vesti meu melhor sorriso e me apresentei: uma fã do interior do Estado. Fui desarmada com a simpatia de seu olhar. O abraço de carinho veio seguido de beijinhos e de perguntas sobre minha cidade- enchentes, pessoas e a história de uma igreja barroca. Fui a história viva no olhar que me lia. E viajei tal uma personagem das letras desse país. Contei das flores, do sabor do caju colhido no pé (ele indagou das castanhas assadas), das rezas no mês de julho em que homenageamos nossa padroeira Nossa Senhora do Monte do Carmo.

Um brilho de vozes cobriu-me quando ele teceu comentários dos personagens do cais de Beira Rio Beira Vida. O próprio autor me trazia um retrato falado da discriminação sofrida por muitos brasileiros. Era um bate-papo entre: ele, eu e sua obra. Ora, nos sete dias do SALIPI (Salão do Livro do Piauí) havia esse Bate- Papo Literário. Mas eu estava tendo o meu, particular; com o grande Assis Brasil.

Leitor e escritor na mesma Praça Pedro II.

- Ele tem histórias para contar. Muita história de gente do nosso Piauí.

Eu só tive de “andar” uns quilômetros de Piracuruca a Teresina para testemunhar que o SALIPI é realmente uma grande festa literária. Tem ano que vem... e eu lá.

Teresa Cristina flordecaju
Enviado por Teresa Cristina flordecaju em 14/06/2009
Código do texto: T1648757
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.