Peixe e Tecnologia

Hoje morreu meu peixinho de estimação, resolvi comprar outro, comecei procurando na internet, e só encontrei peixinhos eletrônicos. Pra que um peixe eletrônico?

Primeiro o homem aprendeu a fazer o fogo e a partir daí foram uma sucessão de invenções e criações que levaram o homem cada vez mais longe, na década de 60 a grande façanha foi chegar a Lua e o homem caminhava cada vez para mais longe. Esse foi o grande objetivo dos inventores(1) desenvolver melhores, e mais eficientes meios de transporte, porém nos últimos anos esse quadro tem mudado.

O mundo tecnológico tem caminhado para o desenvolvimento de produtos eletrônicos cada vez mais necessários e igualmente inúteis, vou tomar emprestado o raciocínio de Hebert Marcuse(2) “O homem que se encontra inserido na sociedade do artificialismo não é livre, ao contrário, é um ser autômato, incapaz de se opor ao sistema do aparato tecnológico. Há uma satisfação das necessidades falsas, que ocasiona a denominada mecânica do conformismo".

A nova onda são os aparelhos elétricos entre eles o blu-ray tem aparecido como o mais futurista muita gente ainda não conhece, mas acredite essa é a tecnologia do futuro,(disponível agora no presente) bem diferente do que os mais imaginativos de duas décadas atrás imaginavam já passamos pelo ano 2000 e ainda não andamos em carros voadores nem temos disponível o tão sonhado tele-transporte, mas podemos assistir a mais de 20 horas de vídeo, graças ao já disponível blu-ray, não sou contra qualquer tecnologia mas as vezes duvido de sua real praticidade, não sou muito velho e ainda me lembro que quando eu tinha doze anos podia sobreviver sem um celular, feito impossível para a atual garotada(3) , da classe média, uns poucos da classe “baixa”(4) e todos da classe alta(5) .

A tecnologia segue tendências e é imprescindível um disco com mais de 20 horas de duração com qualidade de definição indescritível e som de altíssima qualidade, com o trânsito caótico e a cidade violenta quanto mais couber em um disco melhor, mais tempo na frente da amiga da família brasileira. Com certeza os imaginativos não imaginavam este ambiente tão hostil, e a dificuldade de um carro voador na sociedade atual, como iriam sobreviver os meninos de rua, adolescentes de rua e alguns adultos de rua que trabalham nos melhores semáforos da cidade? E para que tele-transporte se o engraçado da vida é o percurso, duas horas até a padaria e quatro até o trabalho.

Num futuro próximo as pessoas nem vão ligar para carros que voam ou tele-transporte afinal não será necessário sair na rua a vida vai ser mais interessante dentro de casa. Temos que admitir a sociedade tecnológica faz milagres, e eu começo a me afeiçoar a meu novo peixe elétrico.

1 Conhecidos também por cientistas

2 Teórico alemão membro da escola de Frankfurt

3 E lá vêm os chatos, lembrando das crianças carentes e classes mais desfavorecidas.

4 Aqueles que têm menos de 1,67m segundo dados do IBOPE.

5 Que existem embora não sejam encontrados com facilidade, pelo menos na pátria mãe.

Kleber Parra
Enviado por Kleber Parra em 14/06/2009
Reeditado em 15/06/2009
Código do texto: T1648559
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.