PROPAGANDA ENGANOSA
 
                                                                                                         
 

Filha de tradicional família mineira, Constância é uma gracinha e por assim ser, seus amigos chamam-na Tancinha, o que pode ser um diminutivo carinhoso ou uma lembrança infeliz de uma personagem sonsa que a atriz Cláudia Raia fez em uma novela. De qualquer forma, ela é mesmo lindinha: tipo mignon, nariz afiladinho, olhos vivos, jeito doce...
 
Quis a vida que ela e sua irmã mais velha passassem num vestibular da UFES e viessem morar no Espírito Santo, exatamente em Jacaraípe. Logo cedo era possível ver Tancinha limpando a piscina da mansão, varrendo o quintal, lavando roupas... Diziam que ela estudava muito, também. Era mesmo uma menina prendada e estudiosa.
 
Certo dia Tancinha conheceu Rodolfo, filho de tradicional família linharense, que em virtude de negócios, também morava em outra mansão de Jacaraípe. Dos olhares ao namoro foi um pulo. A cada dia Rodolfo se encantava com os dotes culinários de Tancinha e com sua disposição para o trabalho. Não mais era necessário ter lavadeira, cozinheira ou caseiro. Tancinha se encarregava de tudo, inclusive de retirar os cocôs dos cachorros, de limpar o galinheiro ( saudades da fazenda de Linhares ? )...
 
Seis anos se passaram até que o casal resolveu se unir de fato. No dia do casamento, Tancinha adentrou translumbrante na igreja e magérrima por ter ficado seis dias sem comer para caber no vestido de noiva. Dez minutos após o início da cerimônia, Tancinha desmaiou ( de fraqueza ). Aturdido, Rodolfo pensou que sua noiva estivesse brincando e em tom de brincadeira dizia: “Levanta, Tancinha! Levanta, Tancinha! “
 
Os anos se passaram e Tancinha mudou muito. Não fisicamente, já que ela continua formosinha; mas aquela menina que estudava muito, acordava cedo, limpava a piscina, o cocô dos cachorros, o galinheiro... e pouco se alimentava, não existe mais.
 
Hoje, cursando o terceiro curso superior (diferente) sem ter concluído nenhum e após o nascimento de Finho (Rodolfo Júnior), um garotinho lindinho, mas péssimo para se alimentar, Tancinha acorda às 10 horas. A essa altura, Rodolfo, o pai, já acordou o Finho, já cortou uma broa em oito minúsculos pedaços, já os amanteigou, esperou uma hora para que o Finho (que odeia mastigar) os dissolvesse na boca, já o levou para escola, e já está quase na hora de ambos voltarem para almoçar.
 
Após o lauto almoço, Tancinha volta ao leito e dorme até às 16 horas, quando acorda para o jantar. É hora, então, de “bater” um “pratinho” com todos os restos mortais do almoço. E faz isso sozinha, porque Rodolfo não tem hábito de jantar e o Finho odeia comer.
 
 
Às 20h e 30min Tancinha já está no leito de novo. E ronca pra caramba!
 
Se ela engordou ou está doente? Nenhuma das duas coisas. Ela continua uma gracinha. O único problema agora é o Rodolfo. Ele confidenciou-me que está pensando seriamente em procurar o Procon para reclamar de propaganda enganosa.


NORMA ASTRÉA
Enviado por NORMA ASTRÉA em 14/06/2009
Reeditado em 22/05/2012
Código do texto: T1647947
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.