TRIBUTO A UM VERDADEIRO AMIGO

TRIBUTO A UM VERDADEIRO AMIGO.

Terceiro Milênio, 15.01.01

Pensamento: O bem e o mal nada tem com o irracional.

Querido amigo. Eu ficaria muito feliz se esta carta pudesse ser lida por você, a fim de que pudesse perceber meu sentimento de afeto, de estima e de muito respeito, porque as lições que você deixou e, durante algum tempo, deixará, são dignas de nota.

O que me levou a escrever esta carta, que infelizmente você nunca poderá ler (aliás você nunca reuniu condições de leitura, quer por impossibilidade física e mental, quer porque você foi retirado, com tenra idade, do lugar em que nasceu e afastado, sem piedade, do leite materno) foi a visão de sua fotografia, pendurada na parede de meu gabinete de trabalho.

Todas as pessoas que adentram no gabinete, olham a fotografia e não titubeiam em dizer: “Que lindo!”. Que olhos suaves, penetrantes e de cor maravilhosa!” “Que aparência serena, embora triste !”. “Que orelhas lindas!”. Quanto às orelhas, é estranho que um ser possa ser notado pelo tamanho das orelhas e, ainda, consideradas lindas. Minhas orelhas são bem menores e nunca foram objeto de elogios. Será que sua beleza está no fato de que você age como verdadeiro filósofo: olha, não ri, fica atento e, ao perceber qualquer atitude inconveniente, sem dizer nada, você se afasta e coloca-se naquela posição de meditação, olhando parado, em posição de contemplação, para o infinito. Chegam mesmo a dizer que você age como um frango atropelado.

Pois bem, meu querido amigo, resolvi escrever algo para você, ao menos para desabafar meus sentimentos de injustiças praticadas não somente por mim, mas pelos meus familiares.

Você chegou até à minha família, com tenra idade, porque alguém entendeu que você, no seio de meu lar, encontraria uma verdadeira família. De fato, você a encontrou, mas, apesar do carinho, do amor, do tratamento especial que lhe foi dado, a verdade é que, por incompatibilidade interna, nas discussões internas das quais você nunca teve participação, ficou decidido que você moraria em dependência fora da casa. É verdade que foi construída uma dependência, bonita e ornamentada, para você viver e formar seu “cantinho”, em um amplo quintal, no qual você muito brincou. Mas, ainda assim, você foi alijado da casa. Nunca se sentou à mesa e fazia suas refeições no seu “cantinho”. Certo ou errado, nunca, absolutamente nunca, percebi qualquer reclamação de sua parte; ao contrário, um pequeno aceno, um sorriso, um afago e você, imediatamente, mostrava toda sua capacidade de externar carinho, amor e confiança. Infelizmente, durante sua adolescência, sobreveio a não desejada doença (epilepsia) e os ataques tristes, muitos acontecidos na calada da noite, em momentos de sua solidão. Nenhuma reclamação; ausência de choro e esperança. É verdade que você foi levado a um médico e este passou a ministrar doses de Gardenal, para a doença. Sem reclamar você submeteu-se ao tratamento e, mesmo assim, sofreu e sofreu muito, em momentos difíceis de sua vida, longe de nossa atenção. Ao depois, você teve de ser submetido a várias cirurgias, por outras complicações. Sofreu novamente, nas várias cirurgias e nunca reclamou. Tão logo ocorria uma leve recuperação, você brincava, chamava a todos e mostrava um otimismo que causava inveja para quem reclama de qualquer coisa. Quantas vezes você ficou tolhido da necessária higiene corporal, porque dependia de alguém para banhá-lo. Mesmo nesses momentos que revoltam qualquer um, você aceitou, com resignação de seu olhar triste, o fato. As vezes, quando se percebia o mau cheiro que exalava de seu corpo, alguém resolvia ministrar-lhe higiene corporal e você mostrava felicidade. Agora, após curtos quinze anos, foi dada a triste notícia de que você não viverá muito tempo. Exatamente por essa razão providenciei uma fotografia sua na qual você mostra um verdadeiro porte de campeão. Nesse retrato você externa toda uma vida, toda uma existência e parece que você deseja agradecer pelo que nada fiz. Eu é quem devo dizer que você é um vencedor. Que suas orelhas são lindas. Que sua cor escura é bela. Que seu olhar triste encerra toda uma vida. Você venceu e toda a humanidade o reconhece como símbolo mundial, na figura do Snoopy. Você é um verdadeiro beagle. Saudoso Marvel. Obrigado meu cão amigo.

aclibes
Enviado por aclibes em 13/06/2009
Código do texto: T1647322
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.