(EC) - o que eu tenho que ver com isto,na boa?

Tenho a mania de ver televisão sem ver realmente.Assisto assim notícias,alguns filmes,vários programas de entrevistas e uns poucos capítulos de novelas (Hare Baba!).Faço tudo enquanto a tv ou o rádio vociferam atrás de mim pela casa.Enquanto faço almoço,passo roupa,organizo o material da Luysa para as provas da escola,corrijo trabalhos de guris e gurias que insistem em dizer que estudam (você vê o trabalho digitado foi baixado na internet,e eles nem lêem!)o rádio ou a tv fazem barulho.Assim,paro de fazer a cama e varrer o quarto para descobrir que um sujeito,kim Jong-ll,com a cabeça parecida com um nabo,lá na Coréia do Norte quer acabar com a paz mundial!Que no meu estado a governadora usou dinheiro da campanha para comprar uma casinha de mais de 300 mil reais.Que eu tenho com isto?O nabo que exploda o mundo!E a governadora que compre até um apartamentinho,não gosto de política mesmo...só quero é passar um tempo ouvindo música e boas novas,não quero saber o que se passa no mundo realmente!Quero paz!Paz...e arrumo a mesa para a janta.Ufa!mais um dia se passou,graças a Deus!

De manhã saio,preciso fazer compras.O preço dos legumes estão de novo subindo,enquanto meu salário faz dieta e não engorda (quem precisa destas bostas de tomates?E destas batatinhas do demo?)!Minha categoria está se mobilizando para protestar,mas eu não vou!

O que é que eu tenho com isto?Porque vou sair da minha confortável condição de cidadã-reclamona para cidadã-ativa?Vão eles para as ruas,vou ficar no trabalho,não levo falta e recebo igual se todos ganharem (Lei de Gérson!).E na sala de aula,na cara de pau,eu falo sobre guerras,divisões políticas ao longo da história da humanidade,

sobre diferenças de opinião do outro lado do mundo,a vida de pessoas que influenciaram e influenciam o que somos e temos hoje em dia.

-"Mas,sora,o que é que eu tenho que ver com isso,na boa?Esse cara aí,Gandhi,já não morreu?E ele era indiano,o que tem a ver conosco?Então..."Carlo Magno pergunta.Sentado displicentemente na classe,celular no bolso,os fones pendurados do lado de fora,boné coberto por capuz.

A vontade era dizer:

-Tudo e nada,cacete!Nem estou aí para você também,cabeça de vento!Senta direito,guri!Vai se tornar mais um na legião dos estúpidos,sem noção de quem são,sem raíz,sem atitude que não seja motivada por sua grande experiência de vida:macdonald's,boné da nike,Red Bull,rap e funk!Mas eu não estou nem aí...não sou sua mãe,não sofrerei por você no vestibular nem quando tiver que fazer concurso para ser alguma coisa, e você não saber nem o Hino Nacional,sua lesma cansada!(Claro,eu penso,mas não digo,isto seria demais de bommm!)

Minha cidade tem coleta seletiva de lixo.É muito importante para quem vive da venda de lixo reciclável nas cooperativas,onde buscam a matéria prima nos lixões.Mas o que eu tenho a ver com isto?Por que vou me preocupar em separar lixo seco do orgânico se posso colocar tudo junto num saco plástico fechado e atirar no meio do lixo do vizinho,sem culpa?Quem vai reclamar?

Droga...eu vou!.Tenho o péssimo hábito de me preocupar com o planeta e fazer pequenas ações que fazem diferença todos os dias,tipo assino listas pela preservação da Amazônia,de separar lixo,de usar sabão biodegradável,comprar comida sem agrotóxico,não usar tanto plástico.Preciso participar das ações da minha categoria,sozinha não se consegue avanços neste país,participar das assembléias,conhecer meus direitos e fazer corretamente meus deveres.Pior:gosto de ser uma profissional que se preocupa em fazer o que é ético e o melhor para seus alunos,esclarecendo sobre a realidade que vivemos.Carlo Magno merece saber a importância de ser cidadão,de votar em gente com histórico de honestidade,de conhecer a história de Gandhi,de descobrir que pessoas se sacrificaram para termos um país e um mundo melhor.Mesmo que ele ainda ignore a consequência da atitude de um nabo do mal do outro lado do mundo na nossa vida!

Este texto faz parte do Exercício Criativo O Que eu Tenho a Ver com Isso?

Saiba mais e conheça os outros textos, acessando:

http://encantodasletras.50webs.com/vercomisso.htm

*Estou na serra gaúcha,aproveitando o feriado,e sem computador!Minha sobrinha está postando o texto.Quando voltar,leio os demais!BJs para todas!

Brigeth
Enviado por Brigeth em 12/06/2009
Reeditado em 12/06/2009
Código do texto: T1645122
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.