Universidade para todos

Certo dia resolvi sentar em frente a uma universidade para observar o fluxo de entrada e saída das pessoas, brancas, negras, pardas, amarelas, altas, baixas, magras, gordas, risonhas, sisudas, jovens, idosos, classes A, B, C, etc., e analisando cada uma, comecei a imaginar o que cada uma buscava exatamente naquela instituição, o que teria levado elas, a procurarem matricular-se em determinado curso, e separar quatro, cinco anos de sua vida para dedicar-se aos estudos.

Pode parecer meio óbvio a resposta, mas será que realmente todos ali estão em busca de agregar mais conhecimentos, e consequentemente melhorar o seu padrão de vida?? Não há por detrás, alguma coisa a mais do que apenas isso??? Para quem já esteve lá dentro, por uma, duas, ou mais vezes, está estudando ou pretende ingressar, sabe ou irá saber do que eu estou falando.

Sentado ali na porta da universidade olhando cada semblante podia-se ver uma fábrica de sonhos, realizações, status, oportunidades, desafios, passatempos. Naquela multidão estariam médicos, engenheiros, professores, advogados, e até quem sabe futuros vereadores, prefeitos, deputados, senadores, presidente???

Alguns parecem estar em busca da ilha da fantasia, como se naquele lugar encontrasse todas as respostas para as suas perguntas, todas as soluções para os seus problemas (inclui de tudo), onde tudo corre perfeitamente sem obstáculos para ultrapassá-los, uma linha retilínea, sem tempestades, turbulências, ou qualquer coisa que possa interferir em sua trajetória.

Só que ao contrário do que muitos imaginam, quando entramos em uma dessas universidades, encontramos outra realidade, outro mundo onde são raras as demonstrações verdadeiras de amizade (não vou generalizar, para tudo existe exceções), onde o relacionamento professor-aluno muitas vezes é gelado (não podemos esquecer que são profissionais, formando outros futuros profissionais), onde os fins de semana e feriados (esqueçam deles) costumam ser emendados com os dias da semana, onde a sua namorada ou namorado não conseguem entender a sua situação, as suas noites de sono se tornam curtas, o seu humor diminui, o cansaço prevalece, e muitas vezes o desânimo aparece.

Não há outra maneira de conseguir alcançar o objetivo, precisamos colocar as nossas armaduras, termos em mãos as melhores armas (sentido figurado), nos vacinarmos, levantarmos a cabeça e seguirmos em frente, enfrentando os adversários (sono, cansaço, etc) um por um, e quando perceber não ser possível o confronto preparar-se para se esquivar, defender, ludibriar, mas nunca deixar que te vençam, e caso não seja possível, sair de maneira honrosa deixando o seu rastro de suor e sangue, mostrando que lutou até o fim.

E quando você consegue transpor todas as dificuldades, quando ao final do curso você pensa ter conquistado alguma coisa, voltamos a nos enganar novamente, naquele momento foi dado apenas mais um passo, fechou-se apenas mais um ciclo, a partir de agora um outro mundo muito mais competitivo, muito mais desleal está a sua espera, pronto para lhe testar, pronto para lhe provar que apesar de todo o seu esforço, você ainda não está preparado, uma enorme boca pronta para engoli-lo, agora existe o outro lado, onde você mostra ao mundo que está pronto para desafiá-lo, pronto para conquistá-lo, que os quatro ou cinco anos de sua vida dentro de uma universidade não foi apenas um passatempo ou estava atrás apenas de um diploma, que por ter sido a caça por muito tempo, virou um exímio caçador.

São inúmeras as características, todas distintas, encontra-se desde os estudiosos até os vampiros da vida, há ainda os pseudo-intelectuais, os esforçados, os boa prosa (futuros políticos), os desesperados, os pé no c..., os aparecidos, os turistas, os invisíveis, os que buscam apenas status, os filhinhos do papai, as gostosas, os galãs, os revolucionários, os sonhadores, cada um buscando o seu espaço, todos querendo de alguma forma lhe transformar em uma escada.

Sim, a universidade é para todos, basta cada um de nós ao adentrarmos em uma, aproveitarmos da melhor maneira possível, fazer valer todo o seu esforço, nos entregarmos de alma e coração em busca da sua meta. Sim, ela é para todos, mas são poucos os privilegiados que têm acesso a ela, e muito mais ainda os privilegiados que conseguem terminá-la.

O sonho não acaba quando acordamos, apenas abrimos os olhos para visualizar melhor aquilo que estávamos sonhando.

Regor Illesac
Enviado por Regor Illesac em 11/06/2009
Código do texto: T1644316
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.