SORRISO, SAÚDE E CURA

SORRISO, SAÚDE E CURA

ANTONI BIGCUORE CASAGRANDE*

Você já se deu conta do poder do sorriso? Já teve a oportunidade de refletir sobre o poder do sorriso? Não? Então vem comigo nesta caminhada vamos refletir juntos.

Sorrir é um ato fácil e sem complicações. Está provado cientificamente em várias pesquisas, que o sorriso melhora nosso sistema imunológico, enfim ele traz uma gama de benefícios à nossa saúde.

Quanto tempo faz que você não dá “aquela gargalhada” de encher os olhos e de molhar o lenço? Que tal fazer isto uma vez por semana?, mesmo que tiver que se olhar no espelho e rir da própria cara? Sabe por que? Porque o sorriso traz os seguintes benefícios a seu corpo: melhora a circulação do sangue, melhora a respiração, libera uma gama de hormônios, melhora a pressão arterial (p.quem tem pressão alta é ótimo) e, até mesmo, a produção de enzimas digestivas. Ele tonifica a musculatura reto-abdominal.

Durante o riso, os músculos do corpo ficam tensos e depois relaxam, agindo como uma verdadeira massagem capaz de neutralizar e mandar pra longe o estresse da vida moderna.

O mais importante de tudo isto, o sorriso provoca a segregação, por parte do cérebro, do hormônio chamado “endorfina”, que funciona como um verdadeiro analgésico para o nosso organismo. Dando-nos aquela sensação gostosa de relaxamento. Veja quando você faz natação, por exemplo, ou mesmo uma simples corrida. No final você sente aquela sensação salutar de um corpo saudável, relaxado. Pois bem, quem lhe dá esta sensação é a endorfina que seu cérebro liberou...

E não é só isto, o cérebro libera também o neurotransmissor mais importante que se chama, “serotonina”, responsável também pela sensação de bem estar e equilíbrio. Quando baixa seu nível no cérebro (isto acontece mormente quando a pessoa está estressada), ela entra em depressão. A depressão nada mais é do que um problema de química cerebral. É considerada pela O.M.S. (Organização Mundial de Saúde)como doença. (leia mais detalhes em meu livro, A Saúde da Alma e do Corpo.)

O riso e o bom humor geram resultados fantásticos no tratamento da depressão e ansiedade em vista de que é capaz de equilibrar a produção de neurotransmissores, destacando-se as endorfinas e a serotonina. Melhora, inclusive, para quem tem dores reumáticas, a liberação das endorfinas.

Quando a pessoa está estressada, seu organismo libera uma grande carga alostática de catecolaminas (adrenalina e noradrenalina), fazendo com que o coração dispare e os músculos fiquem retesados.

Como diz o Dr.Sang Lee: “Mente e corpo estão intima e inseparavelmente ligados. O que afeta a mente atinge o corpo e o contrário também é verdadeiro. O corpo influi sobre a mente. Como você reage quando alguém pisa no seu pé? Mantém a mesma atitude de tranqüilidade como se nada tivesse acontecido?”( 1 )

Pense num bife acebolado com limão, quando estiver com bastante fome. O que acontece? Você já deve estar com água na boca não? É a influência da mente, através do pensamento, que age nas glândulas e você começa a salivar.

A medicina chinesa há mais de 6.000 atrás, já defendia a tese do ser humano integral: espírito, mente e corpo. Nenhum destes fatores, devem ser considerados isoladamente. O ser humano é um todo, indivisível!

Nossa alma tem as suas necessidades próprias de espiritualidade; o corpo precisa de energia, vitaminas e sais minerais, mais oxigênio, para manter a maquina em pé; além, claro, do fator emocional que é de suma importância do equilíbrio homeostático da personalidade. (vide neste portal a minha crônica: personalidade homeostática e equilíbrio homeostático da personalidade).

Para finalizar, vamos ver o que nos diz as Sagradas Escrituras, sobre a alegria e o sorriso.

A Bíblia, sabiamente, já nos diz no Livro do Eclesiástico, capítulo 30, versículos de 21 a 25, verbis: “Não se deixe dominar pela tristeza, nem se aflija com preocupações. Alegria do coração é vida para o homem, e a satisfação lhe prolonga a vida. Anime-se, console o coração e afaste a melancolia para longe. Pois a melancolia já arruinou muita gente, e não serve para nada. Inveja e ira encurtam os anos, e a preocupação faz envelhecer antes do tempo. Coração alegre favorece o bom apetite e faz sentir o gosto da comida.” (2)

====================================================

Fonte: (1) Liberte-se. San Lee, pg.51 - (2) Bíblia Pastoral das Paulinas, pg. 926.

====================================================

*Antoni BigCuore Casagrande – O autor é cantor, compositor e Escritor em SP. Seu livro mais recente, A Saúde da Alma e do Corpo. Acesse sua página na net – http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore. São mais de 900 textos, de boa qualidade, à sua disposição!. Crônicas, frases, pensamentos, poesias, nutrição e saúde, e letras de músicas. Confira!

(SP.sp. 10.06.2009, 4ª.feira, às 17,06 – Alterada crônica do Poder do Sorriso).

====================================================