U DIA DUS NAMORÁDU...

 

     Taí uma côisa qui num intêndu ! Purquê só um dia prús namorádu ? Iô num tênhu namoráda, máis iô áchu qui prá namorá num dévi di sê só num dia nãum !

       Iô fícu vênu éssas côisa di dá presênti, di comprá flô, di dizê qui qué ficá júntu prá sêmpri i muitas vêiz iô áchu ingraçádu. I sábi purquê áchu ingraçádu ?

      É purquê num áchu qui túdu sêje verdádi. Muitas vêiz iô vêju nus óiu das pessôa qui têim múitu fingimêntu, fárta muita sinceridádi.

     I dispôis têim uma côisa. Vêju múitus namorádu qui tãum júntu só prá si divertí, só prá ficá sozínhu nu quártu. Nãum qui íssu num sêje bãum. É cráru qui é muitu bãum !

      Máis u qui iô tô dizênu é qui iô áchu qui namorá é muitu máis qui íssu. Iô pêlu mênus pênsu assím. Tô errádu ?

      Óia só si num tênhu razãum. Ônti iô ví um rapáis tôdu mitídu levânu uma porçãum di flô i intregô prá uma minína qui iô sêi qui éra a namoráda dêli.

      Foi só a minina si distraí i êli oiô prá outra minina qui táva passânu. Ora, si êli já têim uma namoráda purquê qui êli fôi oiá prá ôtra môça ?

     I ocêis pricisáva vê us óiu gulôsu qui êli táva oiânu. Máis íssu num é só cum ômi qui acontéci nãum . Têim muié qui é assim tamêim.

    Nôtru dia iô ouví duas muié cunversânu. Élas num sabía qui iô táva ouvínu i intãum fôru falânu.

    Uma délas díssi qui só táva saínu cum u vizínhu déla purquê êli tínha cárru i gostáva di gastá um dinherínhu.

    A ôtra riu i dissi que fazía íssu i muitu máis. Ela tinha dôis namorádu i aí díssi uma côisa qui num consiguí intendê intê agóra.

    Ela disse qui gósta dus dôis di módu iguár. Num dá pra intendê ! Bêim fáiz u sêu Juca i a Dona Maricóta.

    Êlis sãum casádu têim um tempãum, i quându êlis sái na rua paréci dõis namorádu, purquê só anda di mãum dáda.

     Iô áchu múitu bunítu issu. Sô capáiz di apostá qui êli vái dá muitas flô prá éla. Iô vô passá u tal di “Dia dus namorádu” normár, iguar tôdus us día. Íssu é purquê num tênhu namoráda.

    É sim ! Num tênhu mêsmu ! Premêru purquê iô tênhu vergônha di mexê cum as minína qui tãum passânu i dispôis, quêim é qui vái dá atençãum prá um caipíra fêio i póbri qui nêim iô.

     Máis óia só, si iô tivéssi uma namoráda iô ia fazê duas côisa.

     Premêru iô ía gostá só déla , ia querê ficá só cum éla i sigúndu, prá nóis num ía tê só um dia nãum. Iô i éla ía tê tôdus us dia.

     Afinár di cônta êssi negóçu di dia dus namorádu é bobági. Quându a gênti gósta, máis gósta di verdádi mêsmu, a gênti num qué ficá juntu num dia só nãum, é pur múitus día i si bobiá é prá sêmpri.

     Tamêim êssi negóçu di dá presênti iô áchu qui divía di sê tôdus us dia i tôdas as óra qui a gênti tivêssi vontádi. É assim, dêu vontádi, vái lá i cômpra umas flô i dá di presênti.

     Agóra, si dé vontádi di dá presênti, principarmênti as flô mais buníta i mais cherósa todu dia, mió ainda.

     Quêim qui num gósta di ganhá presênti, né mêmu ? Índa máis di quêim a gênti gósta, né mêmu ? Intãum nóis fíca combinádu assim : praquêlis qui têim namoráda ou namorádu, qui ocêis comemóri múitu, qui dê múitus abráçu i múitus bêju. Qui inté dê presênti tamêim. Afinár di cônta dá i ganhá presênti é múitu bãum.

      Mais pêlu mênus qui us abráçu, us bêju, us presênti i as flô sêji di verdádi. Qui tenhãum múitu di sinceridádi i di verdádi. Si iô consiguí ganhá uma namoráda, vái sê sêmpri assím.....

 


                              *********



(.....imagem google.....)

WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 08/06/2009
Reeditado em 15/02/2013
Código do texto: T1638665
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.