FESTA DE ARRAIAL

É o nome dado às festas dos santos mais importantes, no interior do Brasil. No meu tempo de criança, o arraial era uma praça enorme, onde ficava a igreja matriz. No meu pequeno povoado, o arraial mais famoso era de um fazendeiro chamado Pedro Mandioca. A festa mais esperada, era a de São Benedito o santo mais importante do lugar. A festa durava quinze dias. Começava num domingo com a missa e terminava com uma grande procissão, também no domingo, após os quinze dias. Vinha gente de todos os lados. Era nessa época que aconteciam os casamentos, batizados, primeira comunhão, crismas, etc...O padre, coitado, quase não dava conta de tamanho trabalho! Todas as noites havia novena e reza do terço, mas as crianças não estavam ligadas nisso. O que elas queriam mesmo era bater perna, olhar tudo, andar no carrossel de cavalinhos e comer as guloseimas que eram vendidas nas barracas. Havia barraca de comida, bebida, roupas, utensílios domésticos, brinquedos, tudo enfim...Além da festa religiosa, muita gente aproveitava fazer seu comércio e ganhar algum dinheiro.

Meus pais gostavam dos leilões que aconteciam todas as noites. Os bailes também eram muito concorridos. Dançar o samba no barracão de terra batida, ao lado da igreja era coisa que meu pai não perdia! O povo ficava em qualquer lugar onde houvesse pouso. Quem morava perto do arraial, hospedava parentes e amigos mais chegados. Para vir ao arraial, fazia-se qualquer sacrifício. Andavam-se quilômetros, a pé, de canoa ou a cavalo. O importante era participar e pedir bênçãos a São Benedito. Foi em uma dessas festas que fiz minha primeira comunhão com direito a muito bolo com chocolate quentinho.

Conceição Gomes