Jean Charles

Hoje acordei refletindo sobre uma entrevista que vi, que falava do filme que foi rodado sobre o caso Jean Charles, aquele jovem rapaz que foi "confundido" com um terrorista numa estação de trem de metro em Londres e alvejado com nao sei quantos tiros.

Fiquei pensando na situação de estrangeiros que moram fora de seus países, longe das suas famílias, longe da sua cultura, de seus laços. Situação que atinge milhares de pessoas no mundo inteiro, em diferentes níveis.

Fico pensando nos sonhos que as pessoas que saem do seu pais carregam consigo. O sonho de conhecer outra cultura, o sonho de um grande amor, o sonho de fugir de uma guerra, o sonho de ganhar uma independência financeira. Sao tantos os motivos que podem levar um ser humano a migrar, que nao caberia aqui enumera-los.

O que cabe sim é uma reflexão sobre a vida dessas pessoas.

Viver longe da sua pátria, nem sempre sao flores. As vezes muito ao contrario sao espinhos.

Coragem também é fator fundamental para se deixar seu pais e tentar o desconhecido.

Jean Charles era mais um brasileiro no exterior, o problema foi: ele era o "cara" errado, na hora errada, no lugar errado.

Acontece.

Como o contrario também.

Nao ha dinheiro no mundo que cubra a dor da família que o perdeu, a vida dele, essa ninguém mais pode recuperar.

E se ele nunca tivesse saído do Brasil? Sera que sua vida tinha tido o mesmo desfecho?

Acredito que destinos se constroem, mas a conclusão vai ser sempre a mesma, onde quer que nos estejamos.

Ser confundido com um terrorista, arrancou dele todos os sonhos, tirou seu bem maior: sua vida. Deve ter arrasado com a vida de sua família.

E quem atirou? Esta sendo punido? Errou, mas errou muito feio e esse erro custou uma vida.

A vida de Jean Charles, que ficou famoso por ser o "cara" errado, na hora errada, no lugar errado.

Valentina Leemann
Enviado por Valentina Leemann em 07/06/2009
Código do texto: T1636193