O Pacifista
Sonhar com um mundo de paz, de amor, de amizade, de trabalho, é sonho – utopia. Mas, sonhar não é pecado, além de alimentar a alma e fazer bem ao coração.
Será que neste mundo moderno, globalizado em que o progresso traz o bem e o mal o homem pode encontrar sossego, tranqüilidade, felicidade e paz? Talvez sim, se aprender a conjugar o verbo “apaziguar”.
O homem apaziguador é um homem de paz, que busca o sossego, que enxerga o bem por onde passa, que enaltece as qualidades das pessoas e sabe conviver com seus defeitos, que descobre o belo no bater de asas da borboleta, que encontra melodia no vento que sopra, que pede desculpas quando erra, que aprende com as decepções, que não chora o leite derramado, que sabe engolir sapo para não ver “o circo pegar fogo”.
Apaziguar não é sinônimo de omissão, de passividade. Mas é levantar a bandeira antiviolência, é protestar sem guerra, sem fogo, sem alarde, contra a injustiça, a desonestidade, contra a corrupção e tantos outros males presentes no nosso dia a dia. O homem apaziguador é aquele que procura a “paz”, que faz a “paz” que ama a “paz”.
Paz é ausência de lutas, de conflitos entre as pessoas, é concórdia, é tranqüilidade. Não é preciso remover montanhas para buscar harmonia entre os homens. Tudo depende de abnegação, de saber repartir, de uma palavra amiga, de oferecer o último assento do ônibus a pessoa idosa, a mãe que está com o filho no colo ou alguém que está mais cansado que você, ceder sua vez para o idoso, respeitar o pedestre, tudo faz parte da política da boa vizinhança, tudo isso faz bem a quem pratica e a quem recebe boas ações. O homem apaziguador é o homem que planta o amor, busca a paz, que planta a paz e quer sempre a PAZ.
Apaziguar é pacificar, é reconciliar, é harmonizar. Feliz do homem que consegue manter o equilíbrio emocional, que se exercita para respeitar seus semelhantes, que sabe pregar a concórdia e que releva situações desagradáveis em nome da PAZ.
Seja APAZIGUADOR, seja um homem FELIZ!!!!!!!!!!!!!!!!!!