FILAS... EXERCITANDO A PACIÊNCIA!
 
                Existe missão mais difícil que apaziguar ânimos que querem explodir? Difícil imaginar, mas na vida algumas vezes somos chamados a ser apaziguadores ou apaziguados. Confesso que na maioria das vezes estive na segunda opção, entretanto, o tempo passa, a vida vai deixando suas lições e hoje estou mais para apaziguadora.

            Aprendi que viver exige sabedoria. Pede tolerância, respeito e muita diplomacia. Mesmo que algumas vezes a minha veia ‘lavandeira’ aflore e cacos explodam pelo ar, estou tentando aprender a controlar minha impulsividade. Nem preciso dizer que dá muito trabalho!!!!

            Descobri um lugar ideal para exercitar a paciência e apaziguar meus ânimos. Fila de banco. E não é apenas pelos quilômetros que precisamos percorrer, mas, acima de tudo, pelos espertinhos, os famosos fura-filas. Não tem coisa mais irritante e nessas horas preciso de toda paciência de Jó para não jogar para o alto toda diplomacia e partir para luta corpo-a-corpo.

            Mas ontem presenciei algo inusitado. Um senhor reclamando porque os idosos e gestantes tinha atendimento preferencial. Em alto e bom som ele dizia que era um desrespeito que desocupados – referindo-se aos idosos aposentados – tivessem prioridade, enquanto ele, um trabalhador, precisava esperar.

            Logo seu discurso encontrou eco e em pouco tempo muitos reclamavam. Olhei para os lados, contei até um milhão. Não queria bater boca na fila. Mas Jó não me socorreu e quando me dei conta estava ‘metendo meu bedelho’ na conversa. 

               Olhando diretamente para ele perguntei: você tem pai e mãe? Ele disse que sim. Eles são aposentados? São. Enfrentam fila? Ah, mas é diferente – disse ele. Sim, é diferente, são seus pais e, para você, são especiais. Estes que estão ai são pais de outras pessoas e, para estas pessoas eles não são desocupados, mas pessoas que, por direito, merecem atendimento preferencial. Pense nisso antes de reclamar. E calei-me.

 




Ângela M Rodrigues O P Gurgel
Enviado por Ângela M Rodrigues O P Gurgel em 06/06/2009
Código do texto: T1635451
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.