Beba chá

Não gosto muito do frio, mas uma coisa boa dessa época é poder tomar um bom chá quente. No calor também não deixo de tomar um bom chá frio, hehe...

Herdei este gosto dos japoneses, que tomam “otyá” o dia todo. Tenho uma coleção de chás, uns 20 tipos. Tem chá de tudo que é tipo: de folhas, flores, frutas, tradicionais, extravagantes, mistos, ingleses, chineses, africanos. Sabor para todos os gostos e para não enjoar!

O que eu mais gosto é o chá vermelho africano, difícil de encontrar. Depois de pronto, tem uma linda coloração avermelhada e um sabor naturalmente adocicado.

Tem outro super diferente que eu tomei no hotel em que fiquei no Japão. Era um chá em pó. Nunca havia visto aquilo! Era só colocar na água e ele dissolvia completamente! Não encontrei pra comprar, pena.

Agora, um que merece atenção especial é o chá branco. É produzido com a mesma planta que o chá verde (a Camellia sinensis) e colhido antes das flores se abrirem, quando os brotos estão cobertos por finos pelos prateados. Estes brotos e as folhas são cozidos a vapor e submetidos à secagem, sem fermentação. Diferentemente do chá verde, o chá branco não é amargo e tem gosto de flor. A colheita em países como China, Japão e Índia acontece só dois dias por ano. Por isso, é raro e caro.

Por ser menos processado, as propriedades do chá branco ficam mais concentradas, acelerando os seus benefícios. É rico em antioxidantes, com alta concentração de polifenóis (que neutralizam os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular). Ele acelera o metabolismo e ajuda a eliminar gordura.

Auxiliam também a prevenir cáries, têm ação antiinflamatória e antigripal, ativam o sistema imunológico e regeneram a pele. Reduzem as taxas de colesterol, evitando problemas cardíacos como arteriosclerose e infarto. Além disso, existem estudos que comprovaram que ele inibe mutações genéticas que podem originar o câncer.

Dá até vontade de tomar agora mesmo, não é?! Aceita uma xícara?

Outra curiosidade: da mesma planta Camellia sinensis, são produzidos o chá verde, o chá preto, o chá branco e o oolong. O chá preto passa por um processo maior de secagem e fermentação, possui sabor mais forte e mais cafeína. Para o chá verde, as folhas são vaporizadas, enroladas e torradas, sem fermentação, resultando num sabor mais leve. O oolong tem processamento, sabor, aroma e teor de cafeína intermediários entre o chá preto e o verde, sendo semifermentado.

No Japão existe até a “cerimônia no chá”, cheia de rituais e significados. No Brasil, chamamos de “chá” qualquer bebida preparada por infusão utilizando folhas, flores, raízes, ervas, cascas, especiarias. Tudo é chá. Na Espanha, por exemplo, só o chá preto é “chá” (“té”, em espanhol). O resto é chamado de "infusión".

Já ouvi falar que chá desidrata, mas é mito. Pesquisas já comprovaram que beber bastante chá é tão bom quanto ingerir água e ainda tem benefícios adicionais, como os antioxidantes. Tomar água só repõe fluidos.

Vai mais uma xícara aí?

(Catalão, 03/06/2009)

Hélio Fuchigami
Enviado por Hélio Fuchigami em 06/06/2009
Código do texto: T1635141
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.